MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Voo que partiria para Índia em busca de 2 milhões de doses da vacina é adiado para sexta-feira

Revista inicialmente para esta quinta-feira (14), a decolagem da aeronave para buscar imunizante em Mumbai ficou para a sexta-feira (15).Vacina é produzida em parceria com a AstraZeneca e aguarda resposta da Anvisa sobre uso emergencial.Foi adiada para a

Da Redação

·
Voo que partiria para Índia em busca de 2 milhões de doses da vacina é adiado para sexta-feira
Icone Camera Foto por Reuters/Dado Ruvic/Direitos Reservados
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.01.2021, 13:38:19 Editado em 14.01.2021, 13:38:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Revista inicialmente para esta quinta-feira (14), a decolagem da aeronave para buscar imunizante em Mumbai ficou para a sexta-feira (15).

continua após publicidade

Vacina é produzida em parceria com a AstraZeneca e aguarda resposta da Anvisa sobre uso emergencial.

Foi adiada para a noite de sexta-feira (15) a partida do Recife da aeronave que vai buscar, na Índia, 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. O lote faz parte da importação solicitada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para adquirir o imunizante junto ao laboratório indiano Serum (veja vídeo acima).

continua após publicidade

A Azul e o governo federal afirmaram que a mudança aconteceu devido a questões logísticas internacionais, mas não detalharam quais seriam.

O avião equipado com contêineres sai do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na tarde desta quinta-feira (14), e vai pernoitar no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na Zona Sul da cidade.

A aeronave da Azul Linhas Aéreas A330neo, a maior da empresa, vai seguir viagem para Mumbai às 23h da sexta-feira (15). A decolagem estava prevista para o mesmo horário nesta quinta-feira (14), segundo a companhia.

continua após publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, a data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada "de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística". A previsão inicial era de chegada ao país no sábado (16).

Do Recife até Mumbai serão 15 horas de voo, sem escalas, em um trajeto de 12 mil quilômetros. O imunizante ainda aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial.

De acordo com o Ministério da Saúde, os contêineres vão garantir o controle de temperatura das doses, conforme as recomendações do fabricante.

continua após publicidade

O transporte das doses atende a uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que autoriza empresas aéreas a auxiliarem no transporte de vacinas contra o novo coronavírus. Segundo a Azul, a rota até a Índia é inédita para a companhia.

O Ministério da Saúde aguarda a resposta da Anvisa sobre o pedido de uso emergencial para iniciar a campanha de vacinação. Além da vacina de Oxford, outro imunizante contra a Covid-19, a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, também pediu a aprovação da agência para aplicação no Brasil.

Por; G1 Notícias

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Voo que partiria para Índia em busca de 2 milhões de doses da vacina é adiado para sexta-feira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!