MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Violência no Rio: 'Parecia a própria Faixa de Gaza', diz Lula ao debater medidas para o Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou nesta quarta-feira, 25, a situação vivenciada no Rio de Janeiro nos últimos dias a imagens vistas na Faixa de Gaza. Lula afirmou que o que está ocorrendo na cidade é um problema do Brasil e que o governo fed

Paula Ferreira (via Agência Estado)

·
Escrito por Paula Ferreira (via Agência Estado)
Publicado em 25.10.2023, 15:35:00 Editado em 25.10.2023, 15:37:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou nesta quarta-feira, 25, a situação vivenciada no Rio de Janeiro nos últimos dias a imagens vistas na Faixa de Gaza. Lula afirmou que o que está ocorrendo na cidade é um problema do Brasil e que o governo federal tentará encontrar uma solução.

continua após publicidade

Nesta quarta-feira, a alta cúpula do governo se reúne para discutir novas medidas para responder à crise no Rio de Janeiro, um dos temas principais será a incorporação das Forças Armadas no auxílio às forças de segurança que atuam na cidade. Participam da reunião o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o ministro da Defesa, José Múcio; e os comandantes das Forças Armadas.

Nos últimos dias, o Rio de Janeiro tem vivido momentos de terror com a queima de pelo menos 35 ônibus em represália à morte do miliciano Matheus da Silva Rezende, conhecido pelos apelidos de Faustão e Teteus, durante confronto com policiais civis numa favela em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade.

continua após publicidade

"Era muito fácil ficar vendo aquelas cenas que ontem apareciam na televisão e anteontem, que até pareciam a própria Faixa de Gaza de tanto fogo e tanta fumaça, e dizer: É um problema do Rio de Janeiro, é um problema do prefeito Eduardo Paes, um problema do governador. Não. É um problema do Brasil. É um problema nosso que temos que tentar encontrar a solução", disse o presidente nesta quarta-feira durante a 1ª Reunião Plenária do Conselho da Federação.

Na última terça-feira, 24, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o governo debatia internamente a possibilidade de utilização das Forças Armadas para apoiar as operações no Rio de Janeiro.

"Nós não podemos e não vamos substituir o papel do governo do Estado do Rio de Janeiro, em respeito à Constituição, à autonomia federativa. Mas nós estamos apoiando e a diretriz do presidente Lula é aumentar esse apoio quem sabe até uma decisão nos próximos dias com a participação das Forças Armadas para nos ajudar nesse trabalho completar àquilo que as forças policiais do Estado do Rio vêm fazendo", disse o ministro.

continua após publicidade

O governo federal tem descartado, no entanto, a possibilidade de uma intervenção federal. De acordo com Dino, não há embasamento para que a medida seja utilizada.

"Não é uma decisão que o presidente possa tomar a qualquer momento porque deseja. É preciso que se caracterize aquela situação de completa anomia, completa ausência de governo, coisa que ainda não está configurada. Hoje realmente não há esse estudo, não há esse debate. E eu afirmo que até não teria base Constitucional ou legal para fazer uma intervenção federal", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Violência no Rio: 'Parecia a própria Faixa de Gaza', diz Lula ao debater medidas para o Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!