MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Verão: os cuidados com a pressão arterial na estação

Drª. Alessandra Gazola explica os riscos nessa época do ano e ressalta a importância do diagnóstico, controle e prevenção da hipertensão

Da Redação

·
Verão: os cuidados com a pressão arterial na estação
Icone Camera Foto por Freepick
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.02.2023, 10:31:05 Editado em 20.02.2023, 10:31:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é um dos problemas de saúde mais comuns entre os brasileiros. Segundo estimativas de entidades médicas, cerca de 30[1] % dos adultos no Brasil vivem com uma pressão arterial acima dos níveis recomendados, o que pode acarretar em diversos problemas de saúde. Muitos não sabem, no entanto, que o clima — principalmente o excesso de calor — também pode desequilibrar a pressão sanguínea, prejudicando o bem-estar de quem já sofre com problemas circulatórios.

continua após publicidade

A cardiologista Drª. Alessandra Gazola, CEO da G2 Health Medicina Integrada, explica que com a chegada do verão, ocorrem duas mudanças importantes para quem tem problemas circulatórios. Primeiro, o corpo precisa equilibrar sua temperatura interna com a temperatura do ambiente. Para isso acontecer, ocorre a vasodilatação, ou seja, a abertura dos vasos sanguíneos, o que faz cair a pressão. Além disso, pode ocorrer a desidratação, que também reduz a pressão arterial. Em muitos casos, essa variação na pressão do sangue pode causar mal estar geral e sensação de desmaio. “Por isso, é importante usar roupas leves e se manter em um ambiente ventilado ou refrigerado”, afirma a médica.

Ela lembra, ainda, que problemas circulatórios, como a hipertensão, muitas vezes são doenças silenciosas. Nesse contexto, é preciso ter atenção a sinais de alerta e à história familiar. “Se você tem histórico na família, sua pressão arterial deve ser medida a partir dos três anos. Quando mais cedo tivermos o diagnóstico, mais retardamos as complicações renais, cerebrais e cardíacas”, alerta a médica. Drª. Alessandra Gazola lembra que o controle da pressão depende do “tripé” composto por alimentação, medicação e atividade física regular. “Se faltar um desses três, as complicações microvasculares não são evitadas. É importante manter esse tripé acima de tudo”, afirma.

continua após publicidade

As consequências nos casos em que a hipertensão não é tratada podem ser graves. Além do risco de infarto, AVC e trombose, também pode haver dilatação e depois enfraquecimento do coração. A síndrome cardiorrenal também pode aparecer, levando à falência do rim e à necessidade de hemodiálise. Com a alta velocidade do sangue passando pelos vasos sanguíneos, ocorre ainda um envelhecimento associado a enrijecimento do vaso, o que leva à insuficiência e acúmulo maior de gordura no local.

Drª. Alessandra Gazola ressalta, também, que a abordagem ideal para as doenças circulatórias é a prevenção, o que exige que os pacientes estejam bem informados sobre o problema. “O que eu idealizo é levar informações para pacientes que têm genética para desenvolver a hipertensão, ou que têm fatores de risco modificáveis. Por isso, enfatizo a necessidade de não consumir bebidas como refrigerantes, controlar o peso, sair do sedentarismo, evitar embutidos, enlatados e excesso de sódio na alimentação. Só com essas medidas podemos evitar o desenvolvimento dessa doença de uma forma tão precoce, como ocorre em nosso país”, conclui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Verão: os cuidados com a pressão arterial na estação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!