MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Velhas Guardas abrirão desfiles do grupo especial do Carnaval de SP

Uma homenagem às Velhas de Guardas das escolas de samba de São Paulo abrirá o carnaval do grupo especial nesta sexta-feira, 22, no Complexo do Anhembi. O desfile contará com representantes das 34 agremiações filiadas à Liga Independente das Escolas de Sam

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.04.2022, 15:11:00 Editado em 21.04.2022, 15:16:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma homenagem às Velhas de Guardas das escolas de samba de São Paulo abrirá o carnaval do grupo especial nesta sexta-feira, 22, no Complexo do Anhembi. O desfile contará com representantes das 34 agremiações filiadas à Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) e ocorrerá por volta das 20 horas.

continua após publicidade

Idealizada pelo presidente da Liga-SP, Sidnei Carriuolo, a homenagem foi preparada por seis nomes históricos do carnaval paulistano, que compõe o Departamento de Velha Guarda e Baluartes do Carnaval Paulistano (Mercadoria, Fernando Penteado, Landão, Zulu, Borrão e Arnaldinho). O grupo tem destacado o ineditismo da proposta.

Ao todo, serão cerca de 550 componentes em 35 minutos de desfile. A ordem seguirá a dos desfiles do grupo especial e incluirá também uma bateria, com aproximadamente 100 componentes, também de Velhas Guardas.

continua após publicidade

Segundo Penteado, os desfilantes com mobilidade reduzida irão em carros conversíveis antigos, enquanto os demais percorrerão o sambódromo no chão. À frente de todos, irá Carlão do Peruche, de 91 anos, chamado de o "último cardeal do samba" e fundador da Unidos do Peruche.

"Cada um (vai) com a roupa da sua Velha Guarda", pontua Penteado, nome histórico do Vai-Vai. "Vai ser uma grande homenagem que não temos notícia de acontecer no Brasil", afirma.

As músicas serão também cantadas por veteranos do carnaval, como Bernardete e Thobias da Vai-Vai, acompanhados de cavaquinho, violão e outros instrumentos, com um pout pourri de sambas clássicos ("Não deixe o samba morrer", por exemplo, entre outros).

continua após publicidade

A ideia é que o desfile ocorra anualmente no primeiro dia do grupo especial. No segundo dia do grupo, tradicionalmente, a abertura é feita pelo último grupo de afoxé do carnaval das escolas de samba, o Filhos da Coroa de Dadá.

De acordo com Penteado, o desfile vai "celebrar a vida". "Chamamos de o carnaval da vida. Vamos cantar a vida. É uma homenagem à própria vida", diz. A homenagem aos tantos nomes do carnaval vitimados pela covid-19 será individual, em "pensamento", segundo ele. "Muitos sambistas, amigos nossos, e parentes se foram."

O grupo especial retornará ao Anhembi neste feriado prolongado de Tiradentes. Os ingressos para sábado, 23, estão esgotados em todos os setores da arquibancada e parte dos camarotes, enquanto ainda há opções à venda para quase todos os setores de sexta-feira, exceto o E. Os valores vão de R$ 90 (setor F da arquibancada) a R$ 650 (camarotes). O desfile do Acesso I ocorre nesta quinta-feira, 21, enquanto o Acesso II foi no sábado passado, 16.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Velhas Guardas abrirão desfiles do grupo especial do Carnaval de SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!