MAIS LIDAS
VER TODOS

"Dignitas infinita"

Vaticano diz que mudança de gênero e aborto 'ameaçam dignidade humana'

O documento, que foi divulgado nesta segunda-feira (8), foi aprovado pelo papa Francisco e elaborado pela ala mais conservadora da Igreja Católica

Da Redação

·
O documento também cita a pobreza, violência contra as mulheres e outros
Icone Camera Foto por Vatican Media
O documento também cita a pobreza, violência contra as mulheres e outros
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.04.2024, 10:16:16 Editado em 08.04.2024, 10:16:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Vaticano classificou, por meio de um documento divulgado nesta segunda-feira (8), a realização de cirurgias de mudança de sexo, o aborto, a eutanásia e a barriga de aluguel como "ameaças graves à dignidade humana". O novo posicionamento ocorre em reação a outro documento lançado há cerca de quatro meses, onde o papa autorizou os padres a darem bênçãos a casais homoafetivos.

continua após publicidade

O documento publicado pelo Vaticano nesta segunda-feira é chamado de "Dignitas infinita". Ele foi aprovado pelo papa Francisco e elaborado pela ala mais conservadora da Igreja Católica, liderada por bispos da África.

O cardeal Victor Manuel Fernández, que é o chefe do Gabinete de Doutrinamento do Vaticano, informou que o papa Francisco aprovou o documento após solicitar aos bispos que mencionassem nele também “a pobreza, a situação dos migrantes, a violência contra as mulheres, o tráfico de seres humanos, a guerra e outros temas” também fossem classificados como ameaças graves à dignidade humana.

continua após publicidade

Veja abaixo alguns pontos do novo documento:

Barriga de aluguel - a declaração afirma que a barriga de aluguel viola a dignidade tanto da mulher responsável pela gestação como a da criança, e lembra que o pontífice chamou esse método de “desprezível”.

Mudança de gênero - os bispos afirmam no documento que “qualquer intervenção de mudança de sexo, em regra, corre o risco de ameaçar a dignidade única que a pessoa recebeu desde o momento da concepção”.

continua após publicidade

Aborto, eutanásia e pena de morte - a declaração também reforça a condenação permanente do Vaticano ao aborto, à eutanásia e à pena de morte, citando o papa Francisco, seus antecessores Bento XVI e João Paulo II e documentos anteriores do Vaticano.

Abuso sexual - a nova carta também classifica o abuso sexual como uma ameaça à dignidade humana e diz que o crime é “generalizado na sociedade”, incluindo dentro da Igreja Católica. Também faz a mesma classificação para a violência contra as mulheres, o cyberbullying e outras formas de abuso on-line.

Com informações do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Vaticano diz que mudança de gênero e aborto 'ameaçam dignidade humana'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!