MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Variante delta de covid-19 já aparece em 45% das amostras analisadas no RJ

A análise periódica de casos de covid-19 no Estado do Rio de Janeiro mostra que a variante delta do coronavírus está em circulação pelo Estado e se encaminha para se tornar a mais frequente. No Rio, a amostragem mais recente apontou que 45% dos casos anal

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.08.2021, 10:59:00 Editado em 04.08.2021, 11:05:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A análise periódica de casos de covid-19 no Estado do Rio de Janeiro mostra que a variante delta do coronavírus está em circulação pelo Estado e se encaminha para se tornar a mais frequente. No Rio, a amostragem mais recente apontou que 45% dos casos analisados já eram dessa cepa. Ao todo, pelo menos 38 municípios fluminenses já registram casos dessa variante, identificada originalmente na Índia e mais transmissível. Os estudos ainda não associam, porém, a delta à maior mortalidade.

continua após publicidade

A delta tem desacelerado planos de reabertura no Brasil e no exterior. De acordo com documento dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, essa variante pode ser tão contagiosa quanto a catapora. Pesquisas também já mostraram que uma só dose da vacina AstraZeneca ou Pfizer não é suficiente contra essa cepa, mas duas conseguem dar proteção.

Os números foram apontados pelo programa de vigilância genômica e consideram 368 amostras coletadas entre junho e julho. "Dessa forma, é possível afirmar que a variante Delta está em circulação no Estado do Rio de Janeiro, com tendência de aumento e conversão para se tornar a mais frequente", ressalta a SES.

continua após publicidade

Segundo a secretaria, a análise dos casos ocorre por amostragem. "Um dos critérios de escolha das amostras são as que têm maior carga viral, ou seja, de pacientes que podem ter maior gravidade clínica", afirma a secretaria. O projeto Corona-Ômica-RJ é um dos maiores estudos de vigilância genômica do País e reúne diversos laboratórios especializados. Ao todo, são sequenciadas cerca de 800 amostras de todo o Estado por mês.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Variante delta de covid-19 já aparece em 45% das amostras analisadas no RJ"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!