MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Variante causa 'bastante preocupação', diz gerente de centro europeu de prevenção

A gerente de Resposta a Emergências do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) da União Europeia, Pasi Penttinen, demonstrou temor com a nova variante da covid-19 detectada na África do Sul. Durante entrevista à emisso

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.11.2021, 11:39:00 Editado em 26.11.2021, 11:45:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A gerente de Resposta a Emergências do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) da União Europeia, Pasi Penttinen, demonstrou temor com a nova variante da covid-19 detectada na África do Sul. Durante entrevista à emissora americana CNBC, o especialista considerou nesta segunda-feira que estão presentes nessa variante "um grupo bastante preocupante de mutações, especialmente na proteína spike, que é necessária para suas propriedades de transmissão, bem como para a proteção contra as vacinas".

continua após publicidade

Penttinen disse que, a partir das informações genéticas disponíveis, "estamos bastante preocupados". Segundo ele, as informações epidemiológicas, como o ritmo da transmissão, ainda são bastante incertas, mas a UE monitora a situação. Ele elogiou a postura da África do Sul, segundo a autoridade bastante transparente sobre o assunto até o momento.

Conforme a autoridade europeia, a nova cepa poderia de fato contornar a imunidade conferida por infecções anteriores e também pelas vacinas. "Há várias preocupações" com a nova cepa, notou.

continua após publicidade

Para Penttinen, porém, a maior preocupação agora na Europa é a disseminação da variante Delta da covid-19, de longe a mais presente no continente. Ele lembrou que os imunizantes atuais são bastante eficazes contra essa cepa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Variante causa 'bastante preocupação', diz gerente de centro europeu de prevenção"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!