MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Vale, BHP e Samarco dizem que negociações sobre Mariana continuam em andamento

As mineradoras Vale, BHP e Samarco disseram que as negociações com o poder público para encerrar as discussões judiciais sobre Mariana continuam em andamento. As empresas se reuniram com representantes da União e dos Estados de Minas Gerais e do Espírito

Carolina Maingué Pires (via Agência Estado)

·
Escrito por Carolina Maingué Pires (via Agência Estado)
Publicado em 05.07.2024, 21:24:00 Editado em 05.07.2024, 21:33:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As mineradoras Vale, BHP e Samarco disseram que as negociações com o poder público para encerrar as discussões judiciais sobre Mariana continuam em andamento. As empresas se reuniram com representantes da União e dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo nesta sexta-feira, 05, em Belo Horizonte (MG).

continua após publicidade

A BHP Brasil disse que "segue comprometida em buscar coletivamente soluções que finalizem um processo de reparação justa e integral às pessoas e ao meio ambiente atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão".

"Como uma das acionistas da Samarco, a BHP Brasil segue em negociações com autoridades públicas para buscar um acordo definitivo no Brasil, que respeite a Justiça e demais instituições brasileiras e garanta que nenhum recurso saia do país", falou em nota ao Broadcast.

continua após publicidade

Já a Samarco "confia que as partes chegarão a um consenso". Segundo a companhia, as negociações seguem em andamento "respeitando o termo de confidencialidade e envolvem diversas instituições de Justiça, poder público e representantes de entidades civis e sociedade".

A Vale, acionista da Samarco junto com a BHP, afirmou que "segue engajada" e que "busca, junto às autoridades envolvidas, estabelecer um acordo que garanta a reparação justa e integral às pessoas atingidas e ao meio ambiente".

"A empresa reitera que as tratativas sobre o tema ocorrem exclusivamente no âmbito do processo de mediação, de acordo com e em observância aos princípios norteadores desse tipo de método de solução de conflitos, sob a liderança do desembargador responsável pela condução do procedimento", disse a empresa.

Conforme apurou o Estadão/Broadcast mais cedo, a nova reunião entre mineradoras e o poder público terminou sem consenso. Havia expectativa de que as partes saíssem de lá com um acordo, tendo em vista que os valores oferecidos pelas empresas na última proposta se aproximavam do pleiteado pela União e pelos Estados afetados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Vale, BHP e Samarco dizem que negociações sobre Mariana continuam em andamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!