MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Vacina universal contra gripe está mais próxima, declara MIT

Nos últimos dias cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), apresentaram uma pesquisa que muda o foco na criação de imunizantes para variações do vírus influenza, isso poderia gerar vacinas bem mais eficientes contra as mudanças sazonai

Da Redação

·
Vacina universal contra gripe está mais próxima, declara MIT
Icone Camera Foto por Agência de Notícias TASS/Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.10.2020, 11:44:40 Editado em 08.10.2020, 11:45:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nos últimos dias cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), apresentaram uma pesquisa que muda o foco na criação de imunizantes para variações do vírus influenza, isso poderia gerar vacinas bem mais eficientes contra as mudanças sazonais do agente infeccioso.

continua após publicidade

A pesquisa mostra que os anticorpos do ser humano tendem a focar o combate à cabeça da hemaglutinina (HA), proteína que compõe o vírus. Entretanto essa resposta imunológica não é muito eficiente, já que a maior parte das modificações do vírus está restrita a essa região.

Cada reação da gripe exige o desenvolvimento de novos anticorpos. Os cientistas supõem que induzir uma mudança de foco do sistema imunológico para o tronco da hemaglutinina teria efeito contra vários dos vírus da gripe originados de mutações do influenza.

continua após publicidade

Caso uma vacina fosse composta por modificações de troncos da proteína HA, semelhantes às estruturas de vírus às quais o recebedor da vacina já é imune, o sistema imunológico poderia voltar esforços para a criação de anticorpos genéricos.

"Nós ainda não entendemos todos os aspectos", comenta um dos coautores da pesquisa, Daniel Lingwood, professor da Escola de Medicina Harvard. "Contudo, por várias razões, o sistema imune não é tão bom em observar quais são as partes semelhantes entre proteínas; se o fizesse, responderia com anticorpos capazes de neutralizar múltiplas variações de vírus influenza".

Arup Chakraborty, engenheiro químico do MIT, complementou o documento enviado à imprensa. "A razão de estarmos tão empolgados com esse trabalho é graças ao pequeno passo dado para o desenvolvimento de vacinas contra gripe que, com uma dose ou mais, gerariam respostas do sistema imunológico que poderiam proteger contra as modificações de gripes sazonais e de possíveis pandemias".

continua após publicidade


Com informações: Tecmundo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Vacina universal contra gripe está mais próxima, declara MIT"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!