Na noite desta segunda-feira (12), a empresa Johnson & Johnson afirmou que suspendeu os testes com a vacina da covid-19 após um voluntário apresentar efeitos colaterais. A vacina estava na fase 3 de testes. O caso será averiguado.
Não foi divulgado detalhes sobre o ocorrido e a identidade do voluntário, em respeito à privacidade do paciente, disse a empresa.
Segundo as informações da companhia, a doença do paciente está sendo “analisada e avaliada pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados independente ENSEMBLE (DSMB), bem como pelos médicos clínicos e de segurança internos”.
A plataforma online que serve para inserção de novos voluntários foi fechada e o conselho de monitoramento de dados e segurança foi acionado, o conselho é um órgão independente que zela pela segurança dos pacientes no ensaio clínico.
A empresa relata que esse tipo de situação acontece com frequência em testes de imunizantes, em estudos de larga escala, e salientou o compromisso com a segurança dos voluntários.
As vacinas testadas pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford também já foram interrompidas, duas vezes, após pacientes apresentaram efeitos colaterais
A farmacêutica Johnson & Johnson planeja produzir cerca de um milhão de doses no ano de 2021. A vacina é uma das únicas no mundo que prevê apenas uma injeção para imunizar contra a covid-19.
Deixe seu comentário sobre: "Vacina contra coronavírus da Johnson & Johnson tem testes suspensos"