MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Vacina contra a gripe: baixa adesão faz SP prorrogar campanha

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou que vai prorrogar a campanha de vacinação contra Influenza (gripe) para a população acima de seis meses por mais 30 dias, com encerramento em 31 de julho. É a segunda prorrogação - quando foi lançada,

Fabio Grellet (via Agência Estado)

·
Escrito por Fabio Grellet (via Agência Estado)
Publicado em 30.06.2023, 21:04:00 Editado em 30.06.2023, 21:09:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou que vai prorrogar a campanha de vacinação contra Influenza (gripe) para a população acima de seis meses por mais 30 dias, com encerramento em 31 de julho. É a segunda prorrogação - quando foi lançada, a campanha vacinal iria até 31 de maio, e então foi estendida para 30 de junho. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, ainda distante da meta: em todo o Estado, 44,5% do público-alvo se vacinou. A meta é chegar a 90%.

continua após publicidade

Durante o primeiro período de prorrogação, no mês de junho, houve um aumento de 4,6% em relação aos vacinados até o final de maio. Nesse período foram aplicadas 6,1 milhões de doses vacina, e apenas durante o mês de junho foram mais 4,6 milhões de doses, levando a um total de 10.769.619 de doses.

Mortes

continua após publicidade

A gripe geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar principalmente crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte.

Neste ano, até a última semana de junho, já foram registrados no Estado 176 óbitos decorrentes de infecção pelos diversos tipos de vírus da Influenza, e 2.086 pessoas precisaram ser hospitalizadas. No mesmo período do ano anterior foram contabilizadas 1.540 internações e 259 óbitos. Apesar da queda na letalidade, neste ano o número de hospitalizações cresceu 35,4%. Em todo o ano de 2022 foram registrados 3.116 casos de gripe em que foi preciso internação, e 339 mortes.

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz, segundo a Secretaria da Saúde. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Vacina contra a gripe: baixa adesão faz SP prorrogar campanha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!