MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

USP entra na lista das 100 melhores universidades do mundo; veja ranking

A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor instituição de ensino superior da América Latina e a 85ª melhor do mundo, segundo a 20ª edição do ranking de universidades QS World, um dos três mais respeitados do mundo. A lista, que já se refere a 2024, foi

Fabio Grellet (via Agência Estado)

·
Escrito por Fabio Grellet (via Agência Estado)
Publicado em 27.06.2023, 20:10:00 Editado em 27.06.2023, 20:14:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor instituição de ensino superior da América Latina e a 85ª melhor do mundo, segundo a 20ª edição do ranking de universidades QS World, um dos três mais respeitados do mundo. A lista, que já se refere a 2024, foi divulgada nesta terça-feira, 27, pela editora Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, criadora do ranking. Em relação ao último levantamento, a USP subiu 30 posições.

continua após publicidade

A pesquisa analisou 17,5 milhões de trabalhos acadêmicos e considerou a opinião de 240 mil professores, alunos, funcionários e donos de escolas. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) é considerado a melhor universidade do mundo, título que mantém pelo 12º ano consecutivo.

Em segundo lugar está a Universidade de Cambridge, que já era vice-líder no ranking anterior, com 99,2 pontos. O terceiro lugar coube à Universidade de Oxford, que somou 98,9 pontos e subiu uma posição.

continua após publicidade

A USP soma 62,8 pontos de 100 possíveis (o MIT atinge 100) e pela primeira vez nesta década fica entre as cem melhores universidades do mundo. No ranking anterior, de 2023, a universidade tinha 56,1 pontos e ocupava a 115ª posição geral e o 3º lugar na América Latina, perdendo para a Universidade de Buenos Aires e para a Universidade Nacional Autônoma do México. Agora, na América Latina, a escola mexicana está em segundo lugar com 61,4 pontos e a instituição argentina em terceiro, com 61 pontos.

Em 2021 a USP foi a 115ª melhor, com 54,8 pontos, e em 2022 foi a 121.ª, com 55,9 pontos.

A segunda melhor universidade brasileira é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 220º no ranking geral e em 8º na América Latina, com 42,7 pontos. A terceira melhor brasileira é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 371º no mundo e em 12º na América Latina, com 29,9 pontos.

continua após publicidade

As dez melhores universidades do mundo no ranking QS World

1 - Massachusetts Institute of Technology (MIT)

2 - University of Cambridge

continua após publicidade

3 - University of Oxford

4 - Harvard University

continua após publicidade

5 - Stanford University

6 - Imperial College London

7 - ETH Zurich - Swiss Federal Institute of Technology

8 - National University of Singapore (NUS)

9 - University College London (UCL)

10 -University of California, Berkeley (UCB)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "USP entra na lista das 100 melhores universidades do mundo; veja ranking"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!