MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Universidades particulares têm alta de alunos presenciais

Pesquisa realizada em março pelo Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior, mostra que os cursos universitários presenciais voltaram a ganhar alunos no início de 2024. Nos últimos anos, graduações a distância (EAD) cresceram signi

Fabio Grellet (via Agência Estado)

·
Escrito por Fabio Grellet (via Agência Estado)
Publicado em 31.03.2024, 07:20:00 Editado em 31.03.2024, 07:28:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisa realizada em março pelo Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior, mostra que os cursos universitários presenciais voltaram a ganhar alunos no início de 2024. Nos últimos anos, graduações a distância (EAD) cresceram significativamente, enquanto as presenciais vinham apresentando desaceleração.

continua após publicidade

De 2018 a 2022, último ano com dados disponíveis, o número de vagas oferecidas em cursos presenciais caiu 11%, enquanto as vagas em cursos a distância aumentaram 139,5%, segundo o Censo da Educação Superior 2022, do Ministério da Educação. Dos 4,75 milhões de estudantes que ingressaram em 2022, 3,1 milhões foram na modalidade remota, que ganhou força com a crise econômica e a pandemia, e 1,6 milhão em cursos presenciais.

Em 2024, segundo a Semesp, 52,2% das instituições particulares registraram crescimento de alunos em cursos presenciais. Os programas convencionais com maior alta foram Direito, Psicologia e Enfermagem. Entre os cursos EAD, se destacaram Administração, Pedagogia, Contabilidade e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

continua após publicidade

As instituições privadas com até 7 mil alunos, consideradas de pequeno ou de médio porte, registraram crescimento médio de 3,5% no número de ingressantes presenciais. Já as instituições maiores tiveram alta de 8,8%, em média.

Outra pesquisa do Instituto Semesp, ligado à entidade, avaliou o preço das mensalidades para alunos ingressantes. Em comparação com 2023, neste ano o preço caiu 16,7% nos cursos presenciais e 4,5% nos EAD. O valor médio das mensalidades de programas presenciais para o primeiro semestre de 2024 é de R$ 1.132, contra R$ 348 nos cursos EAD. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Universidades particulares têm alta de alunos presenciais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!