Mais lidas

    Cotidiano

    No Brasil

    Universidade prevê 100 mil mortes por Covid-19 em abril

    Universidade prevê 100 mil mortes por Covid-19 em abril
    Foto por Getty Images
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 04.04.2021, 17:53:35 Editado em 04.04.2021, 17:55:32
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, prevê 100 mil mortes por Covid-19 no Brasil ao longo de abril.

    Conforme uma pesquisa da instituição, -- que considera fatores como a disseminação de variantes do vírus, uso de máscaras e respeito ao distanciamento social -- o número de mortos pode saltar dos atuais 330.297 óbitos, registrados neste sábado (3), para 436 mil em 4 de maio.

    A universidade projeta três cenários para o país, e os números são referentes ao pior deles. Esse total pode cair para 429 mil mortes caso 95% da população use máscara em público.

    A instituição prevê ainda que até o final do primeiro semestre o Brasil atinja a marca de 595 mil mortes no pior cenário. No caso da adoção de máscaras em público por 95% da população, esse número pode cair para 507 mil.

    VEJA OS TRÊS CENÁRIOS POSSÍVEIS

    1- Cenário atual

    Total de mortos na pandemia até os próximos 30 dias: 434.702

    Total de mortos na pandemia até o final do 1º semestre: 561.634

    Neste cenário, a universidade considera:

    Mobilidade dos não vacinados seguindo o padrão apresentado no último ano; 25% dos vacinados voltando a se deslocar como faziam antes da pandemia; Variantes britânica, sul-africana e brasileira se espalhando entre regiões vizinhas no ritmo já registrado no Reino Unido; Casos diminuindo entre os que se vacinaram há 90 dias.

    2- Pior cenário

    Total de mortos na pandemia até os próximos 30 dias: 436.151

    Total de mortos na pandemia até o final do 1º semestre: 595.521

    Neste cenário, a universidade considera:

    Deslocamento de quem ainda não foi vacinado se mantendo como no último ano; Todos os vacinados voltando a se deslocar nos níveis pré-pandêmicos; Variantes brasileira e sul-africana começando a se espalhar em locais aonde ainda não haviam chegado; Eficiência da vacinação sendo inferior diante da variante sul-africana; Uso de máscaras caindo entre os vacinados.

    3 - Cenário com uso de máscaras em público por 95% da população

    Total de mortos na pandemia até os próximos 30 dias: 429.634

    Total de mortos na pandemia até o final do 1º semestre: 507.113

    Mobilidade dos não vacinados seguindo o padrão apresentado no último ano;25% dos vacinados voltando a se deslocar como faziam antes da pandemia; Variantes britânica, sul-africana e brasileira se espalhando entre regiões vizinhas no ritmo já registrado no Reino Unido; Uso correto da máscara sendo adotado por 95% da população.

    As informações são do site G1. 

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Universidade prevê 100 mil mortes por Covid-19 em abril"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.