MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

União tem 48h para se manifestar em ação sobre vacinação em Manaus

O governo federal tem 48 horas para se manifestar sobre a ação ajuizada pelas Defensorias Públicas do Amazonas e da União que requer imunização contra a covid-19 de 70% da população de Manaus e sete municípios em situação crítica no interior. Segundo a de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.02.2021, 12:41:00 Editado em 11.02.2021, 12:48:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo federal tem 48 horas para se manifestar sobre a ação ajuizada pelas Defensorias Públicas do Amazonas e da União que requer imunização contra a covid-19 de 70% da população de Manaus e sete municípios em situação crítica no interior. Segundo a decisão da juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, a vacinação deve começar em até 30 dias. A determinação contempla, além de Manaus, Manacapuru, Tefé, Iranduba, Itacoatiara, Parintins, Coari e Tabatinga, em razão da grave situação epidemiológica desses municípios.

continua após publicidade

O pedido tem base em estudos elaborados por oito cientistas, como Jesen Orellana, da Fiocruz, e Lucas Ferrante, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que traça modelo epidemiológico apontando que as taxas de transmissão da nova variante, a reinfecção por perda de imunidade após seis meses e os cenários de vacinação e isolamento social do Estado convergem para, no curto prazo, "uma nova explosão de óbitos na capital e nas principais cidades do Amazonas" e mais casos da nova variante para o resto do Brasil.

Para o epidemiologista Jesem Orellana, a estratégia de vacinação em massa para Manaus, que alcance 70% da população elegível e no menor espaço de tempo possível, de preferência ainda neste primeiro semestre de 2021, é medida potencialmente efetiva em termos sanitários, já que contém, ao menos, a circulação viral na cidade e nos municípios em constante contato com a capital. "A medida de cunho sanitário e humanitário reduz gastos, adoecimento e mortes evitáveis, além de reduzir ainda a chance do aparecimento de novas e ameaçadoras mutações do Sars-Cov-2" , diz Orellana. "Também pode oferecer respostas sobre: o processo de imunização e suas repercussões sobre novas variantes, o padrão de reposta imune em pacientes previamente infectados ou não, considerando diferentes cenários de imunização e, também, em relação ao monitoramento de eventuais eventos adversos pós-vacinação", destaca o cientista.

continua após publicidade

'Fura-filas'

As médicas Gabrielle e Isabelle Kirk Maddy Lins, filhas dos donos da universidade e hospital Nilton Lins, receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19. A história das irmãs veio a público no mês passado porque elas teriam "furado" a fila de vacinação no Estado.

Na época, a juíza federal Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, proibiu os médicos de tomarem a segunda dose até que chegasse a vez deles na lista de prioridades. Procurada, a Procuradoria da República no Amazonas informou que, desta vez, "não se vislumbra irregularidade na aplicação da segunda dose aos médicos".

continua após publicidade

"Com o avanço da vacinação, a Prefeitura de Manaus iniciou, na última segunda-feira, a imunização dos grupos 4 e 5 de trabalhadores da saúde, que inclui funcionários de clínicas privadas e drogarias, além de trabalhadores administrativos das secretarias de Saúde e do Complexo Regulador", diz a nota.

A reportagem procurou as médicas, mas ambas não retornaram mensagens no WhatsApp.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "União tem 48h para se manifestar em ação sobre vacinação em Manaus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!