MAIS LIDAS
VER TODOS

Educação

UnB expulsa 15 alunos por fraude em cotas raciais

UnB expulsa 15 alunos por fraude em cotas raciais

Da Redação

·
UnB expulsa 15 alunos por fraude em cotas raciais
Icone Camera Foto por Universidade de Brasília/Facebook
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.07.2020, 12:04:11 Editado em 14.07.2020, 12:03:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em uma decisão assinada pela reitora Márcia Abrahão, nesta segunda-feira (13), a Universidade de Brasília (UnB) expulsou 15 alunos por fraude em cotas raciais.

continua após publicidade

A decisão foi inédita na história da instituição. Além dos alunos regulares que fraudaram o sistema de cota, a UnB também cassou o diploma de dois formados e outros oito tiveram seus créditos anulados.

De acordo com informações no site da universidade, o processo contra as fraudes teve início em 2017 após a instituição receber uma denúncia contra 100 estudantes que teriam se aproveitado do sistema para ingressar no ensino superior.

continua após publicidade

Os estudantes expulsos são quatro do curso de direito, quatro de medicina, três de ciências sociais, um de letras-francês, um de ciência da computação, um de engenharia de software e um de medicina veterinária. Os formados que tiveram seus diplomas cassados eram do curso de direito.

“Uma averiguação preliminar descartou o envolvimento de 73 estudantes (seja porque atendiam os critérios fenotípicos, seja porque não haviam ingressado pelas cotas); outros 28 foram investigados. Uma nova comissão foi formada em 2019, para dar andamento ao processo. Todos os envolvidos tiveram direito à ampla defesa e ao contraditório”, diz nota da universidade.

No mesmo dia, a Universidade de São Paulo (USP), também tomou a decisão inédita de expulsar um estudante por fraude no sistema de cotas raciais, ele era do curso de Relações Internacionais. Além de ter sido expulso da universidade, ele não pode se candidatar no vestibular da USP pelos próximos cinco anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "UnB expulsa 15 alunos por fraude em cotas raciais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!