Uganda registra morte por Ebola após surto da doença na República Democrática do Congo
Paciente contraiu a cepa Bundibugyo no país vizinho e faleceu após apresentar sintomas hemorrágicos

O Ministério da Saúde de Uganda confirmou nesta sexta-feira (15) um caso da cepa Bundibugyo do vírus Ebola, proveniente de um surto na vizinha República Democrática do Congo. O paciente infectado faleceu na última quinta-feira (14) na unidade de terapia intensiva, após desenvolver graves sintomas hemorrágicos característicos da doença altamente contagiosa.
📰 LEIA MAIS: Homem é preso por feminicídio após jogar carreta contra carro da ex-mulher no Paraná
A infecção está diretamente ligada ao avanço do vírus na província de Ituri, na República Democrática do Congo, onde a principal agência de saúde pública da África monitora a situação de perto. Até o momento, as autoridades de saúde congolesas registraram 65 mortes e investigam 246 casos suspeitos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que um laboratório na capital, Kinshasa, validou 13 diagnósticos positivos na quinta-feira, revertendo os resultados negativos de amostras coletadas no início de maio por uma equipe enviada a campo.
Diante da escalada do contágio regional, os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças convocaram uma reunião de urgência com representantes do Congo, Uganda, Sudão do Sul e parceiros globais. A meta é estabelecer protocolos para reforçar a vigilância nas fronteiras, a preparação estrutural e os esforços de resposta sanitária. Como medida imediata de apoio, a OMS liberou 500 mil dólares de seu fundo de contingência emergencial para financiar o rastreamento de contatos de risco, a testagem ampliada em laboratórios e os cuidados clínicos com os pacientes infectados.
