Mais lidas
Ver todos

    Cotidiano

    UFRJ diz que só retoma aula presencial em 2020 com vacina ou remédio contra covid

    Escrito por Da Redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informou em nota divulgada nesta segunda-feira (15) que, se não houver vacina ou remédio eficiente contra o novo coronavírus, não deve retomar as aulas neste ano. "Se não houver alternativas, como a vacina ou medicamento eficaz contra a covid-19, o retorno presencial completo não será possível no ano de 2020", diz a nota, por meio da qual a universidade - a maior federal do País, com cerca de 67 mil alunos - afirma ser preciso "discutir com responsabilidade e coerência a possibilidade do retorno progressivo de parte das nossas atividades no formato remoto emergencial, para que o ano acadêmico de 2020 não seja completamente perdido".

    Para este debate sobre o retorno de parte das atividades no formato remoto foi criada a Comissão de Formas Alternativas de Ensino, sob a coordenação da Vice-Reitoria, que analisa as demandas necessárias para a retomada das atividades acadêmicas de graduação, pós-graduação e extensão.

    A nota registra que nesta terça-feira (16) a UFRJ completará 90 dias de atividades presenciais suspensas - só as essenciais permaneceram. "Ainda resta muita incerteza sobre quando ou como ocorrerá o nosso retorno presencial, mas a Administração Central da Universidade tem agido de maneira responsável, sempre baseada em critérios técnico-científicos, desde o início da pandemia", afirma a nota.

    "Mais recentemente, o Grupo de Trabalho Pós-Pandemia foi constituído, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças, para estudar as fases de um retorno gradual e definir os cuidados adicionais necessários à condução segura de nossas atividades. Esse grupo mantém estreita interlocução com o Grupo de Trabalho Multidisciplinar sobre o Coronavirus Disease-19, composto por especialistas das diferentes áreas da UFRJ", diz a nota.

    "Em breve serão propostas as fases para o retorno progressivo na pós-pandemia. Pretendemos ter um plano de retorno que seja referência para o Estado do Rio de Janeiro, com base no diálogo permanente dentro e fora da comunidade universitária", segue o texto. "Os colegiados superiores da UFRJ (Conselho Universitário, Conselho de Ensino de Graduação, Conselho de Ensino para Graduados e Conselho de Extensão Universitária) - todos com representação de professores, estudantes e técnicos-administrativos - têm realizado reiterados debates sobre a transição de parte das nossas atividades para os ambientes virtuais e apresentado propostas para avançarmos na definição das condições e fases a seguir com segurança, garantindo a inclusão, a qualidade das atividades acadêmicas e o apoio psicológico e de saúde mental ao nosso corpo social neste cenário de exceção", conclui a UFRJ.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Acidente envolvendo três carros acontece no centro de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "UFRJ diz que só retoma aula presencial em 2020 com vacina ou remédio contra covid"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.