MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

UFRJ alerta para explosão de casos de covid e pede fechamento de praias e eventos

O grupo dedicado a combater a pandemia de coronavírus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu nota técnica, na segunda-feira, 30, alertando para o aumento acelerado de casos de covid-19 no Brasil, em especial na cidade do Rio. Os especiali

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.12.2020, 09:02:00 Editado em 01.12.2020, 09:08:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O grupo dedicado a combater a pandemia de coronavírus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu nota técnica, na segunda-feira, 30, alertando para o aumento acelerado de casos de covid-19 no Brasil, em especial na cidade do Rio. Os especialistas pedem que seja tomada uma série de medidas, que incluem novo fechamento das praias e suspensão de eventos esportivos, sociais e culturais.

continua após publicidade

De acordo com o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para o Enfrentamento da Covid-19 da UFRJ, a explosão de casos de covid-19 acontece sem que a primeira onda de contágio no País tenha terminado, o que, segundo os especialistas "torna o problema ainda mais grave e complexo".

"Estamos diante de um quadro muito preocupante no município do Rio", afirma trecho da nota emitida pelo equipe da UFRJ. "O aumento dos casos já está provocando grande estresse no sistema de assistência à saúde (...) A média móvel de sete dias do percentual de ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (UTI adulto) dedicados à covid-19 (UTI/Srag - Síndrome Respiratória Aguda Grave) na Região Metropolitana I está em 93,5%. Já a média móvel de sete dias do percentual de ocupação de leitos de suporte à vida da Rede SUS no município está em 102,1%. Ou seja, não há vagas para internação."

continua após publicidade

A nota prossegue informando que, nessas condições, "o risco de ocorrerem óbitos sem que o paciente seja internado é elevadíssimo", e acrescenta que "estamos evoluindo em curto período para o colapso da rede de assistência aos pacientes, especialmente os mais graves".

Na avaliação dos especialistas, o novo aumento de casos de transmissão do vírus acontece após uma série de falhas nas medidas de prevenção. "Muitos, especialmente os mais jovens, têm se aglomerado em festas, bares, praias e outros eventos sociais. O processo eleitoral, fundamental à democracia, também gerou aglomerações", diz o texto.

O transporte público inadequado também está contribuindo para a transmissão do vírus. "E as declarações públicas de autoridades governamentais afirmando que não retrocederão nas medidas de flexibilização ampliam a gravidade da situação. Destaca-se que tais medidas não foram acompanhadas de ações visando oferecer transporte público adequado a fim de evitar a sobrecarga, o que torna esse meio de mobilidade um provável foco de disseminação do vírus."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "UFRJ alerta para explosão de casos de covid e pede fechamento de praias e eventos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!