MAIS LIDAS
VER TODOS

Vacina NACIONAL

UFMG prepara testes da vacina contra covid-19 em humanos

A expectativa é que o imunizante 100% brasileiro esteja disponível em 2022.

Da Redação

·
UFMG prepara testes da vacina contra covid-19 em humanos
Icone Camera Foto por Arquivo Pessoal/ UFMG
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.07.2021, 17:08:36 Editado em 23.07.2021, 17:08:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) devem entregar, até a próxima sexta-feira (30), dossiê para iniciar testes em humanos da vacina desenvolvida contra a Covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É o órgão que vai dar o aval para esta etapa de produção do imunizante.

continua após publicidade

Desenvolvida pelo CT Vacinas, a Spintec já passou por todo o desenvolvimento chamado pré-clínico, que vai desde o desenho técnico até os testes em animais. Segundo o pesquisador Flávio Fonseca, foram realizados testes em camundongos, hamsters e micos, com resultados promissores.

O primeiro grupo a passar pela experiência foi o de camundongos “humanizados”, que apresentam os receptores que o vírus Sars-Cov-2 usa para entrar nas células humanas. Estes camundongos se infectam quando são inoculados com Sars-cov2 e morrem.

continua após publicidade

“No grupo de camundongos, por exemplo, todos os animais vacinados, sobreviveram, não apresentaram doença clínica imensurável, enquanto os animais não imunizados, todos morreram até o oitavo dia de doença”, contou.

O segundo grupo a ser testado foi o de hamsters que, quando são inoculados com o vírus, apresentam forma branda da doença.

“No caso dos hamsters, que têm doença branda, todos os animais vacinados não perderam peso, não apresentaram sinais clínicos. Enquanto os animais não vacinados apresentaram perda de peso, outros sinais clínicos típicos de quando o animal fica doente”, falou.

continua após publicidade

Já os micos, só receberam a vacina, sem serem inoculados com o vírus. O objetivo era avaliar se os animais apresentaram algum efeito adverso, o que não ocorreu. Também tinha intenção de verificar a produção de resposta imunológica e produção de anticorpos. Os resultados, também neste caso, foram positivos, segundo o pesquisador.

São estas experiências que vão compor o dossiê entregue à Anvisa. Assim que a documentação for analisada e aprovada pela agência, a Spintec passa pelas fases 1 e 2 em humanos, que devem ter de 30 a 40 voluntários e de 150 a 300 voluntários, respectivamente. Todos devem ter sido vacinados com a Coronavac.

A expectativa é que a vacina esteja disponível no início de 2022.

Com informações: G1

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "UFMG prepara testes da vacina contra covid-19 em humanos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!