MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

UE vê possível conexão entre casos raros de tromboembolismo e vacina da Janssen

O Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância (PRAC, na sigla em inglês), que integra a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), concluiu que existe uma "possibilidade razoável" de que casos raros de tromboembolismo venoso (TEV) estejam ligados à vac

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.10.2021, 14:16:00 Editado em 01.10.2021, 14:22:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância (PRAC, na sigla em inglês), que integra a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), concluiu que existe uma "possibilidade razoável" de que casos raros de tromboembolismo venoso (TEV) estejam ligados à vacina da Janssen contra a covid-19, produzida pela farmacêutica Johnson & Johnson.

continua após publicidade

A conclusão foi feita entre os dias 27 e 30 de setembro e divulgada nesta sexta-feira pela EMA. Para chegar a ela, o PRAC analisou novos indícios de um estudo clínico no qual foi registrada maior proporção de TEV no grupo que recebeu a vacina em comparação ao que tomou placebo. Um segundo estudo foi avaliado e não houve registro de TEV entre os vacinados. Além disso, o comitê analisou dados coletadas durante campanhas de vacinação.

O TEV é uma condição na qual um coágulo sanguíneo se forma em uma veia profunda - normalmente na perna, braço ou virilha - e pode viajar até os pulmões, o que causa um bloqueio de suprimento de sangue, com possíveis consequências fatais, explica o comitê.

continua após publicidade

Em comunicado, o PRAC recomenda que o TEV seja listado nas informações do produto como um dos efeitos colaterais raros da vacina Janssen contra a covid-19, além de que seja emitido um alerta para conscientizar profissionais da saúde e a população que recebeu a vacina - em especial as pessoas que podem ter maior propensão a desenvolver o TEV.

Aos funcionários da área da saúde, o PRAC adverte que pessoas diagnosticadas com trombocitopenia em até três semanas após receberem a vacina da Janssen contra a covid-19 devem ser "investigadas ativamente" quanto a sinais de trombose. "Da mesma forma, os indivíduos que apresentam trombose dentro de três semanas após a vacinação devem ser avaliados quanto à trombocitopenia", informa.

O PRAC é o responsável pela avaliação e monitoramento da segurança dos medicamentos para uso humano na União Europeia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "UE vê possível conexão entre casos raros de tromboembolismo e vacina da Janssen"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!