MAIS LIDAS
VER TODOS

Natureza

Tubarão mais velho do mundo possui 400 anos de idade

Um tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus) foi o animal vertebrado mais velho do mundo. Quando vivo, ele alcançou quase 400 anos de idade, de acordo com a revista Science. Para chegar a esse número, o pesquisador dinamarquês Julius Nielsen e uma

Da Redação

·
Tubarão mais velho do mundo possui 400 anos de idade
Icone Camera Foto por Divulgação/CNN
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.12.2020, 11:01:02 Editado em 28.12.2020, 11:07:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus) foi o animal vertebrado mais velho do mundo. Quando vivo, ele alcançou quase 400 anos de idade, de acordo com a revista Science. Para chegar a esse número, o pesquisador dinamarquês Julius Nielsen e uma equipe de dez estudiosos realizaram esse experimento com mais de 28 tubarões fêmeas da espécie mostrou que, uma delas, ultrapassou os quatro séculos de vida.

continua após publicidade

A datação da idade do peixe ocorreu por meio de um experimento realizado com o radiocarbono do núcleo do olho de das tubarões fêmeas da Groenlândia. As pesquisas revelaram que as fêmeas (com 81 a 502 cm de comprimento total) possuem expectativa de vida de pelo menos 272 anos.

Outra curiosidade sobre a espécie é a sua maturidade sexual. Estudos apontam que os tubarões da Groenlândia conseguem procriar dos 22 aos 156 anos, aproximadamente. No entanto, o tempo aumenta quanto maior for o tamanho do animal: com 502 cm, a idade pode variar dos 120 a 392 anos.

continua após publicidade

As informações são da CNN Brasil.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Tubarão mais velho do mundo possui 400 anos de idade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!