MAIS LIDAS
VER TODOS

TRAGÉDIA

Tsunami que matou 227 mil pessoas na Ásia completa 20 anos

Tragédia é descrita pela ONU como uma das piores já registradas na história

Da Redação

·
Série de ondas gigantes, com velocidade de até 80 km/h, devastou a costa de oito países
Icone Camera Foto por reprodução/REDE GLOBO
Série de ondas gigantes, com velocidade de até 80 km/h, devastou a costa de oito países
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.12.2024, 15:56:12 Editado em 26.12.2024, 15:57:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Em 26 de dezembro de 2004 um terremoto no leito marítimo provocou uma série de ondas gigantes de até 30 metros no Oceano Índico que varreram a costa de uma dezena de países: Sri-Lanka, Indonésia, Tailândia, Maldivas, Índia, Bangladesh, Miamar e Malásia

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Chega a oito número de corpos resgatados de queda de ponte no Maranhão

continua após publicidade

Pelo menos 227 mil pessoas morreram e paisagens inteiras foram transformadas na mais marcante tragédia causada pela natureza no século 21.

Na manhã daquele dia 26, um domingo, Samran Chanyang, mestre de cerimônias do templo budista Yan Yao, na costa da Tailândia, conduzia uma oração ao microfone.

"De repente, nós ficamos sem energia e sentimos o terremoto. Em seguida, eu continuei a cerimônia sem o equipamento de som", lembrou ele, em entrevista à BBC News concedida 15 anos depois.

continua após publicidade

O que Samran e outros presentes haviam sentido ocorrera bem longe dali. Às 7h59 locais, a 30 quilômetros embaixo da terra e 160 quilômetros a oeste da ilha indonésia de Sumatra, no meio do oceano, uma falha do planeta se movimentou de forma brutal.

Uma faixa de 1.200 quilômetros da placa tectônica Indoaustraliana avançou embaixo da placa Eurásia - um processo chamado subducção -, elevando em cerca de 20 metros o fundo do mar.

continua após publicidade

O terremoto, de 9,1 graus de magnitude, durou vários minutos e movimentou bilhões de toneladas de água -, provocando uma série de ondulações na superfície e originando o tsunami.

Foi o terceiro maior terremoto no mundo todo desde 1900 e o maior desde que um tremor abalou o Estado americano do Alasca em 1964. Liberou energia equivalente à gerada por milhares de bombas atômicas como a lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima, em 1945.

O terremoto foi tão poderoso que a ilha de Simeulue, na costa da Indonésia, a oeste de Sumatra, foi deslocada. Corais que estavam no fundo do mar havia milhares de anos, acabaram na superfície. As informações são da BBC.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Tsunami que matou 227 mil pessoas na Ásia completa 20 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!