O homem suspeito de tentar assassinar Donald Trump neste domingo (15) acampou do lado de fora do campo de golfe do ex-presidente com comida e um fuzil AK-47 por quase 12 horas esperando o republicano antes de disparos serem ouvidos no local, segundo documentos judiciais revelados nesta segunda-feira (16).
Acredita-se que o atirador, de 58 anos, tenha se posicionado de maneira oculta na linha de árvores do campo de golfe entre 1h59 e 13h31 de domingo no horário local (entre 2h59 e 14h31 no horário de Brasília), de acordo com um depoimento do FBI que cita dados de celular do suspeito. Uma câmera digital, um rifle estilo SKS municiado e com mira e uma sacola plástica que tinha comida foram recuperados da área onde estava o atirador, segundo o depoimento.
O suspeito foi baleado por agentes do Serviço Secreto ao ser detectado. Segundo a polícia local, ele portava um fuzil AK-47 e câmeras. Nesta segunda-feira (16).
O atirador enfrenta acusações de posse de arma de fogo, apesar de uma condenação por crime de posse de uma arma de fogo com número de série adulterado. O Departamento de Justiça não confirmou que o suspeito tenha feito disparos. a acusação vem sendo estudada por ser um crime grave ,promotores buscam uma acusação formal de um grande júri . O procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, prometeu nesta segunda mobilizar "todos os recursos disponíveis" para investigar a mais recente tentativa de assassinato contra Trump.
"Estamos agradecidos de que o ex-presidente esteja a salvo", disse Garland em um comunicado. "Trabalharemos incansavelmente para garantir que se prestem contas e utilizaremos todos os recursos disponíveis nesta investigação", acrescentou.
📰LEIA MAIS : Twitter diz que jamais desbloqueará conta de Donald Trump
Suposto atentado
No domingo, tiros foram disparados perto de um campo de golfe em West Palm Beach, na Flórida, onde o republicano disputava uma partida. As autoridades locais disseram que agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos que protegiam Trump viram um homem com um fuzil AK-47 próximo ao campo.
Sobre o suspeito
Autoridades disseram que o homem que apontou o rifle e foi preso tem 58 anos. Policiais identificaram o suspeito para a agência Associated Press (AP) sob condição de anonimato, pois não estavam autorizados a discutir a investigação que segue em andamento
Segundo as autoridades, o suspeito largou a arma e fugiu em um SUV preta, sendo posteriormente detido em um vizinho. Ele também deixou duas mochilas penduradas em uma cerca e uma câmera GoPro próximo ao campo. O motivo da ação ainda esta sendo debatido,
Como isso aconteceu?
O atirador estava a cerca de 400 a 500 metros de distância de Trump, escondido em meio de arbustos, enquanto o ex-presidente jogava uma rodada de golfe.
Ric Bradshaw, xerife do Condado de Palm Beach, comentou que quando as pessoas entram na vegetação ao redor do campo, "elas ficam praticamente fora de vista".
Segundo Bradshaw, todo o campo de golfe teria sido cercado por policiais se Trump fosse o presidente em exercício, mas, como ele não é, "a segurança é limitada às áreas que o Serviço Secreto considera necessárias".
A proteção de Trump tem sido maior do que a de alguns de seus colegas devido a sua alta visibilidade e sua campanha para buscar a Casa Branca novamente. Sua segurança foi reforçada alguns dias antes da tentativa de assassinato de julho na Pensilvânia devido a uma ameaça à vida de Trump vinda do Irã.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos
O que Trump disse após a tentativa?
Em um e-mail para apoiadores, Trump afirmou: “Houve tiros nas minhas proximidades, mas antes que os rumores comecem a sair de controle, quero que ouçam isso primeiro: EU ESTOU SEGURO E BEM!”
Eles disseram a Hannity que estavam no quinto buraco quando ouviram o som dos disparos. Em questão de segundos, os seguranças rapidamente ficaram mais atentos e a disposição ao Trump e o "cobriram" para protegê-lo. tempo depois, um carrinho conseguiu tirar Trump em segurança do local.
Com informações G1
Deixe seu comentário sobre: "Trump sofre suspeita de tentativa de assassinato; entenda o caso"