MAIS LIDAS
VER TODOS

Coronavírus

Teste rápido permite saber se a pessoa teve ou não contato com o covid-19

O chamado teste sorológico rápido para COVID-19 permite saber se uma pessoa teve ou não contato com o novo coronavírus. É um tipo de exame que detecta a presença de anticorpos do vírus no organismo do indivíduo a partir da coleta de amostras de sangue, e

Da Redação

·
Teste rápido permite saber se a pessoa teve ou não contato com o covid-19
Icone Camera Foto por Ueslei Marcelino
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.07.2020, 10:21:13 Editado em 28.07.2020, 10:21:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O chamado teste sorológico rápido para COVID-19 permite saber se uma pessoa teve ou não contato com o novo coronavírus. É um tipo de exame que detecta a presença de anticorpos do vírus no organismo do indivíduo a partir da coleta de amostras de sangue, e o resultado fica pronto em cerca de 10 minutos.

continua após publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a aplicação de testes rápidos em farmácias e drogarias de todo o país.

A partir da coleta do sangue, é possível avaliar a presença de dois anticorpos, o IgM e o IgG, que são defesas produzidas pelo organismo para combater o coronavírus.

continua após publicidade

No Brasil, um novo tipo de teste sorológico rápido para COVID-19, desenvolvido pela LMG - Laser Medical Group -, garante quase 100% de taxa de coincidência de resultado.

O produto foi aprovado pela Anvisa e está sendo inteiramente desenvolvido no país e produzido na fábrica da empresa, em Minas Gerais.

O dispositivo identifica a infecção pelo COVID-19 por meio da detecção de anticorpos para a doença a partir de amostras de soro humano, plasma ou sangue, e chega ao mercado com o preço mais acessível da categoria (em torno de R$ 28).

continua após publicidade

O primeiro lote de 300 mil unidades está disponível para venda e aplicação inicialmente nos hospitais e farmácias de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, algumas das regiões com maior quantidade de casos de coronavírus no país.

“Com esse novo escopo, ampliaremos a atuação da LMG, a fim de garantir que a população tenha acesso a um teste de qualidade, fácil uso, resultado rápido, que sai em cerca de 10 minutos, e com sistema prático de detecção de agentes infecciosos. Com isso, colaboramos para o atendimento da orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que o maior número de pessoas seja testado, reafirmando o nosso compromisso com a área da saúde”, afirma Emil Salomão, CEO da LMG

A planta de Guaxupé tem 4,8 mil m² de área total e 2,4 mil m² de área construída, incluindo o laboratório e a fábrica, que tem capacidade de produção instalada de cinco milhões de testes por mês e ambientes de produção com certificação ISO 7. O complexo industrial está aprovado pela Anvisa e poderá produzir mais de 50 tipos diferentes de testes, incluindo zika, chikungunya, toxicológico, etilômetro (medição de álcool para motorista) e Aids, entre outros. O primeiro registro concedido é o do produto para detecção de COVID-19, que terá um volume de fabricação de acordo com a demanda do mercado brasileiro.

continua após publicidade

O dispositivo tem um formato de cassete e traz pipeta e lanceta para coleta de sangue, além de uma manta impregnada com ativos que têm uma sensibilidade e eficácia maiores que os testes disponíveis no mercado, eliminando a possibilidade de ocorrência de resultados falsos positivos

Ele foi desenvolvido para detecção qualitativa de anticorpos COVID-19 IgM/IgG em amostras de soro humano, plasma ou sangue venoso, como diagnóstico auxiliar da infecção por COVID-19. Os kits estão disponíveis em embalagens com 25, 50 e 100 unidades de testes Basall.

Sobre a LMG

A LMG - Laser Medical Group - faz parte do Alliance Group. Atua no mercado nacional e tem como objetivo trazer soluções inovadoras para vários segmentos da Medicina. Sua missão é buscar a excelência em fabricação de equipamentos e produtos médicos e superar as expectativas dos clientes. O complexo industrial do grupo, inaugurado em 2014, está localizado em Guaxupé (MG) e conta com mais de 80 colaboradores.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Teste rápido permite saber se a pessoa teve ou não contato com o covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!