MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Termo de consentimento estará em relatório que autoriza entrada no Covax Facility

A previsão de um termo de consentimento para a aplicação da vacina contra a covid-19 constará no relatório da Medida Provisória que autoriza o ingresso do Brasil no programa internacional Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2020, 18:27:00 Editado em 16.12.2020, 20:28:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A previsão de um termo de consentimento para a aplicação da vacina contra a covid-19 constará no relatório da Medida Provisória que autoriza o ingresso do Brasil no programa internacional Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação foi anunciada pelo relator do texto, deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), que se reuniu nesta terça-feira, 15, com o presidente Jair Bolsonaro.

continua após publicidade

Com a estratégia, a União se isentará de responsabilidade sobre eventuais efeitos colaterais da vacina. "O laboratório da Pfizer, no contrato disponibilizado ao governo federal, tem uma cláusula que tira a responsabilidade do laboratório para eventuais efeitos colaterais no futuro. O presidente (Bolsonaro) quer repassar isso de forma segura, clara, transparente a todos que receberão a vacina. O termo jurídico é 'consentimento informado' ", afirmou Zuliani.

O governo ainda vai produzir um estudo jurídico sobre o conteúdo desse termo de responsabilidade. "Isso agora é competência do governo, de poder dialogar com a sociedade, com todos os ministérios e criar esse termo de consentimento (...) para que todos possam tomar os imunizantes", argumentou o deputado.

continua após publicidade

Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, na noite de segunda-feira, 14, o presidente Jair Bolsonaro já havia dito que quem quisesse tomar a vacina teria de assinar um termo de responsabilidade. "A Pfizer é bem clara no contrato: 'Não nos responsabilizamos por efeito colateral'. Tem gente que quer tomar, então toma. A responsabilidade é sua. Para quem está bem fisicamente, não tem que ter muita preocupação. A preocupação é o idoso, quem tem doença", afirmou Bolsonaro, na ocasião.

O documento, segundo Zuliani, valerá para todas as vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tanto as de registro definitivo, quanto emergencial.

"Não dá para a União assumir esse passivo ao longo das próximas décadas de tudo aquilo que uma vacina pode trazer de efeito colateral", disse o deputado. De acordo com ele, o termo servirá para informar a população de "eventuais riscos" em casos de possíveis reações adversas.

continua após publicidade

A MP relatada por Zuliani sobre a aliança global para acesso aos imunizantes, a Covax Facility, consta na pauta de votação desta terça-feira, 15, da Câmara dos Deputados. Após as mudanças negociadas com o presidente nesta terça, o relatório passará por alterações. "Vamos ajustar o texto, passar o pente fino e tentar votá-lo no mais tardar até quinta-feira, para que a gente possa virar essa página", afirmou.

Na conversa desta terça com Bolsonaro também ficou acertado que a vacina deverá ser voluntária, gratuita e disponível pela rede pública. O presidente confirmou na reunião com o relator que assinaria a Medida Provisória de crédito especial de R$ 20 bilhões para a compra dos imunizantes e seus insumos.

"O plano de imunização será feito ouvindo os secretários estaduais e municipais de saúde, porque depende muito da logística dos Estados e também da aplicação da vacina pelas prefeituras lá na ponta", observou Zuliani.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Termo de consentimento estará em relatório que autoriza entrada no Covax Facility"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!