MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Temperatura pode chegar a 40ºc em São Paulo nos próximos dias

Uma onda de calor voltará a se manifestar na capital paulista a partir desta quarta-feira, 30, com temperaturas próximas de 40ºC, e a previsão é de que permaneça até sábado, 3, quando há possibilidade de chuva e risco de temporais. No interior do Estado,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.09.2020, 17:19:00 Editado em 29.09.2020, 17:23:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma onda de calor voltará a se manifestar na capital paulista a partir desta quarta-feira, 30, com temperaturas próximas de 40ºC, e a previsão é de que permaneça até sábado, 3, quando há possibilidade de chuva e risco de temporais. No interior do Estado, a máxima pode chegar a 44ºC, especialmente em áreas do Oeste e do Noroeste que estão perto de Goiás e o Mato Grosso do Sul. O último recorde de temperatura aconteceu em 16 de setembro, quando a Defesa Civil retomou o alerta de uma forte onda de calor.

continua após publicidade

De acordo com nota divulgada pela MetSul, a cidade de São Paulo enfrentará calor como poucas vezes ou talvez nunca testemunhou e há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades. O calor será muito intenso no Brasil Central durante quase toda a semana, com máximas acima de 40ºC. Para parte do Mato Grosso do Sul, a temperatura pode chegar a 45ºC na segunda metade da semana.

O fenômeno é consequência da massa de ar seco e quente que cobre o Brasil Central e gera uma gigante bolha de ar quente, as chamadas cúpulas de calor ou 'heat dome'. A área de alta pressão em altitude gera movimentos de descida na atmosfera com calor extremo e tempo muito seco. A forte estiagem com baixa disponibilidade de umidade no solo acaba agravando a situação e cria-se um mecanismo em que o tempo seco agrava o calor e o calor agrava o tempo seco, gerando ainda maior evapotranspiração. "O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália", diz a nota.

continua após publicidade

De acordo com Marcelo Schneider, meteorologista e coordenador regional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) São Paulo, o bloqueio atmosférico 'seca' a umidade da superfície e causa o aumento da temperatura. Nas regiões da capital em que há incidência das ilhas de calor, fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana, a elevação da temperatura pode ser ainda mais desconfortável. "Em locais onde não tem arborização, áreas verdes, não têm a umidade das plantas, então o solo aquece a superfície e a temperatura aumenta mais. Serão três dias de muito calor aqui, e com pouca umidade parece que o calor queima a pele, é aquele calor abrasivo". Na região a umidade está em alerta da faixa laranja, o que significa baixa umidade entre 12 e 20%.

"Será um evento extraordinário de calor", alerta a MetSul. As anomalias de temperatura que são mostradas pelos modelos numéricos são absolutamente incomuns com desvios imensos. As simulações computadorizadas chegam a projetar temperatura no nível de pressão de 850 hPa (1.500 metros de altitude) entre 15ºC e 20ºC acima do normal no Centro-Sul do Brasil. Já a temperatura em 850 hPa projetada para a metade da semana em alguns estados do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul fica perto de 30ºC a 1.500 metros de altitude, o que somente se observa em ondas excepcionais de calor como que se registram em áreas acostumadas a calor muito extremo como o Cuyo na Argentina, Califórnia e Austrália.

Calor excessivo causa risco de fogo e prejuízos à saúde

continua após publicidade

As máximas previstas pela MetSul para a semana são de 35ºC a 36ºC na quarta-feira, 37ºC a 38ºC na quinta-feira, 38ºC a 39ºC na sexta e caindo para 24ºC ou 25ºC no sábado com chuva e risco de temporais. "É crucial enfatizar que São Paulo é a maior cidade da América Latina e uma enorme ilha de calor urbano, logo em alguns bairros a temperatura deve ser ainda mais alta e não se afasta que as máximas possam bater ou superar a casa dos 40ºC.

A Defesa Civil do Estado emitiu uma nota com recomendações para que a população evite aglomerações e não façam exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol. O risco de emergências relacionadas ao calor é especialmente alto para idosos, animais de estimação e pessoas com doenças crônicas. Em caso de emergência, deve-se avisar imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Além do risco à população, a onda de calor numa atmosfera de umidade muito baixa e ainda com um padrão de estiagem de meses, pode trazer riscos de fogo a valores críticos

continua após publicidade

Altas temperaturas também atingem Sul do País

O Sul do Brasil também sofrerá os efeitos do calor, especialmente o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Uma corrente vai transportar ar muito seco e quente da Bolívia e do Paraguai, onde as máximas podem atingir 44ºC a 46ºC com novos recordes absolutos, para o Sul do país. Junto, novamente, virá muita fumaça.

Máximas semelhantes são esperadas no Oeste catarinense, até isoladamente mais altas e superiores a 40ºC na quinta. No Oeste e no Norte do Paraná, máximas perto ou acima de 40ºC na segunda metade da semana, podendo atingir 41ºC a 42ºC em algumas cidades. Curitiba pode ter 35ºC a 36ºC na quinta-feira, segundo alguns dados, não se descartando marcas superiores na região metropolitana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Temperatura pode chegar a 40ºc em São Paulo nos próximos dias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!