MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Tebet diz que meta zero em 2024 não ameaça orçamento para agenda ambiental

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que, apesar dos desafios, a meta de déficit zero para 2024 não é uma ameaça ao orçamento para a agenda ambiental. Ela destacou a transversalidade da agenda, que perpassa vários ministérios, além de recurso

Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 23.11.2023, 17:52:00 Editado em 24.11.2023, 14:16:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que, apesar dos desafios, a meta de déficit zero para 2024 não é uma ameaça ao orçamento para a agenda ambiental. Ela destacou a transversalidade da agenda, que perpassa vários ministérios, além de recursos para área que virão pela captação de recursos com os títulos verdes no mercado externo e de fundos internacionais com aportes de outros governos. As declarações foram feitas ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante o 2º Seminário de Avaliação e Melhoria do Gasto Público - Agenda Ambiental, em painel sobre a articulação de governo em torno da agenda ambiental.

continua após publicidade

"Em relação ao déficit zero, no orçamento brasileiro temos vários ministérios com marcadores e ações na transversalidade com recurso orçamentário para pauta ambiental. Em segundo, tem a questão dos títulos verdes e, terceiro, tem os recursos que estamos esperando dos governos via fundos internacionais", afirmou Tebet.

Ela ainda destacou que organismos multilaterais - como BID, Banco Mundial e CAF - tem a sustentabilidade como eixo central em planos estratégicos e que o próprio governo privilegia projetos com pegada verde para o direcionamento do financiamento externo.

continua após publicidade

Sobre a emissão dos títulos verdes, Tebet destacou que eles são emitidos com juros menores no exterior, gerando endividamento menor, e amarrando um compromisso para aplicação de recursos para projetos de proteção ao meio ambiente.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, adiantou que o governo prepara um instrumento que envolveria um tipo de pagamento por hectares preservados, com objetivo de preservação de florestas. O mecanismo foi desenvolvimento pelos ministérios do Meio Ambiente, Relações Exteriores e Fazenda, e será anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em momento oportuno.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Tebet diz que meta zero em 2024 não ameaça orçamento para agenda ambiental"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!