MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

TCE acha cemitério de bicicletas e 'lixos' de autópsia em Delegacias da Mulher e IMLs de SP

Depósito de bicicletas abandonadas, materiais de autópsia acumulados em câmaras frias desde dezembro do ano passado, produtos infectantes expostos, falta de acessibilidade, redes elétricas precárias e extintores vencidos desde 2017. Esses são alguns achad

Pepita Ortega (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega (via Agência Estado)
Publicado em 26.09.2024, 15:31:00 Editado em 26.09.2024, 15:36:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depósito de bicicletas abandonadas, materiais de autópsia acumulados em câmaras frias desde dezembro do ano passado, produtos infectantes expostos, falta de acessibilidade, redes elétricas precárias e extintores vencidos desde 2017. Esses são alguns achados de uma vistoria surpresa realizada nesta quinta, 26, pelo Tribunal de Contas do Estado em Delegacias da Mulher e IMLs em 140 municípios paulistas.

continua após publicidade

O Estadão pediu manifestação da Secretaria de Segurança Pública. O espaço está aberto.

O presidente do TCE de São Paulo é o conselheiro Renato Martins Costa. O objetivo da Corte de contas é verificar a prestação dos serviços de atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar nos equipamentos estaduais e verificar a estrutura dos prédios, conforme a Lei Maria da Penha.

continua após publicidade

Os auditores do TCE estão vistoriando 229 prédios - 143 Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), 66 Institutos Médicos Legais (IMLs), 19 hospitais especializados e um Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI).

Um dos principais achados da vistoria até o momento foi o armazenamento de materiais de autópsia, descartados após o procedimento - em câmaras frias no EPML de Ourinhos. Segundo o TCE, não há contrato de coleta de lixo hospitalar e assim a mesma é realizada sob demanda. A última coleta foi realizada em dezembro do ano passado.

As equipes analisam ainda periodicidade de atendimento; horários de plantão, estrutura e adequação de espaços; características dos servidores que prestam atendimento preferencial e casos emergenciais; e presença de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos) capacitados em matéria de enfrentamento à violência doméstica, familiar e de gênero.

continua após publicidade

É a primeira vez que o TCE faz uma vistoria sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A Corte de Contas faz inspeções surpresa desde 2016, em geral sobre temas como merenda escolar, transporte, creches, obras, unidades de saúde e limpeza pública.

Em julho passado, o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou um aumento da violência contra a mulher, em especial de ameaças, agressões e feminicídios. Foram registradas 84 mil ocorrências. O número de estupros cresceu 91% entre 2011 e 2023.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "TCE acha cemitério de bicicletas e 'lixos' de autópsia em Delegacias da Mulher e IMLs de SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!