MAIS LIDAS
VER TODOS

Segurança Aérea

Táxi-aéreo tem 16 vezes mais acidentes que aviões comerciais

A morte de Marília Mendonça na sexta-feira (5), evidenciou números preocupantes sobre o serviço no Brasil

Da Redação

·
Táxi-aéreo tem 16 vezes mais acidentes que aviões comerciais
Icone Camera Foto por Divulgação/Fervel Auto Socorro
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.11.2021, 09:47:39 Editado em 11.11.2021, 09:47:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), táxis-aéreos registram 19,95 acidentes por milhão de decolagens no Brasil. Esse é um número 16 vezes maior do que o registrado por aviões comerciais no país (1,27 acidente por milhão de decolagens).

continua após publicidade

A morte de Marília Mendonça na sexta-feira (5) reacendeu essa dúvida sobre a segurança aérea no Brasil. Há muito mais aviões pequenos do que grandes: no Brasil, existem 21.767 aeronaves pequenas e apenas 642 aviões grandes comerciais.

O táxi-aéreo ainda é o segundo mais seguro. O pior índice de todos é o dos aviões agrícolas, com 131,46 acidentes por milhão de decolagens.

continua após publicidade

Especialistas dizem que esses números não querem dizer que os aviões pequenos sejam mais perigosos. Segundo eles, trata-se dos padrões de operação e exigência em cada categoria de aviação. Também há erros humanos.

O piloto Raul Marinho, gerente técnico da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), diz que "a segurança de voo tem muito mais relação com a maneira como o avião é operado do que com o modelo de aeronave em si".

Se o modelo foi certificado pela autoridade aeronáutica, ele cumpre os requisitos mínimos de segurança. Um avião que tem as manutenções em dia, com pilotos corretamente qualificados e que opere em locais com boa infraeestrutura, possui um nível de risco ínfimo e dificilmente sofrerá um acidente.

Fonte: UOL

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Táxi-aéreo tem 16 vezes mais acidentes que aviões comerciais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!