MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Tatuzão encerra escavação do trecho norte da Linha 6-Laranja do metrô

O tatuzão, como é popularmente conhecida a gigantesca máquina que escava túneis para a construção de linhas de metrô, vai chegar nesta terça-feira, 4, à futura Estação Brasilândia, a última do trecho norte das obras da Linha 6-Laranja. Este ramal sendo co

Fabio Grellet (via Agência Estado)

·
Escrito por Fabio Grellet (via Agência Estado)
Publicado em 04.02.2025, 11:25:00 Editado em 04.02.2025, 11:34:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O tatuzão, como é popularmente conhecida a gigantesca máquina que escava túneis para a construção de linhas de metrô, vai chegar nesta terça-feira, 4, à futura Estação Brasilândia, a última do trecho norte das obras da Linha 6-Laranja. Este ramal sendo construído em parceria público-privada (PPP) firmada entre o governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidade, com investimento de R$ 19,1 bilhões.

continua após publicidade

A linha vai ligar a Estação Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central, com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, interligadas à Linha 1 pela São Joaquim. Ela deve ser entregue em 2027.

Esse tatuzão começou a escavação no sentido norte, a partir da Marginal Tietê, na região da Freguesia do Ó, em 15 de novembro de 2022. O equipamento pesa 2 mil toneladas, tem 109 metros de comprimento e diâmetro de escavação de 10,61 metros. Ele avança de quatro a seis metros por dia de trabalho, dependendo das condições do solo.

continua após publicidade

As estações estão sendo construídas simultaneamente à abertura dos túneis. A estação cuja construção está mais avançada é Perdizes, com 75,82% das obras concluídas, e a mais atrasada é 14 Bis-Saracura, com 14,18% já realizadas, segundo informa o site da concessionária responsável pela construção.

A tuneladora já está posicionada próxima à Estação Brasilândia, restando apenas romper uma parede para encerrar essa etapa da construção nesta terça-feira, 4. Após a conclusão dessa etapa, a máquina será desmontada e recolhida. Outra tuneladora está fazendo a escavação no sentido sul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Tatuzão encerra escavação do trecho norte da Linha 6-Laranja do metrô"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!