MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Tarcísio pede apoio das Forças Armadas no resgate às vítimas das chuvas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pediu neste domingo, 19, apoio às Forças Armadas para ajudar no socorro às vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral do Estado. O Comando Militar do Sudeste vai disponibilizar duas aer

José Maria Tomazela e Eduardo Gayer (via Agência Estado)

·
Escrito por José Maria Tomazela e Eduardo Gayer (via Agência Estado)
Publicado em 19.02.2023, 18:32:00 Editado em 19.02.2023, 18:38:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pediu neste domingo, 19, apoio às Forças Armadas para ajudar no socorro às vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral do Estado. O Comando Militar do Sudeste vai disponibilizar duas aeronaves para socorrer as vítimas e técnicos do Batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba atuarão nos trabalhos de desobstrução da BR-101. Segundo o governador, há pelo menos 30 pessoas feridas à espera de socorro.

continua após publicidade

Em Ubatuba, um deslizamento matou uma criança de sete anos. Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos também morreu, atingida por uma árvore que caiu. A Defesa Civil decretou estado de calamidade pública após mais de 600 milímetros de chuva em 24 horas.

Em Ilhabela, o temporal arrastou carros e alagou até o interior de pousadas. Rodovias que dão acesso à região têm trechos bloqueados por queda de barreiras. Na Baixada Santista houve alagamentos em Santos, São Vicente e Praia Grande.

continua após publicidade

Mais de cem policiais militares do Corpo de Bombeiros atuam em São Sebastião e Ubatuba, sendo que 40 foram deslocados da capital. Tarcísio e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), sobrevoaram as áreas afetadas pelas fortes chuvas no litoral norte.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil montou um comitê para gerenciar as ações de atendimento às vítimas. Caminhões da Defesa Civil com colchões, cobertores, kits de limpeza e cestas básicas estão sendo abastecidos para o atendimento aos municípios.

O fornecimento de água foi prejudicado em várias regiões do litoral porque as fortes chuvas deslocaram grande quantidade de lama, pedras, troncos, galhos, entre outros materiais, reduzindo a vazão da água tratada nas estações.

continua após publicidade

Governo federal

O ministro da Integração Regional, Waldez Góes, vai visitar na segunda-feira, 20, as áreas atingidas por fortes temporais em São Paulo. A visita será feita junto ao secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

"Estamos agindo e acompanhando de perto a situação no litoral norte de São Paulo. Já conversei por telefone com o governador Tarcísio e com os prefeitos dos municípios atingidos", publicou o chefe da Integração Regional nas redes sociais.

continua após publicidade

O ministério da Defesa foi acionado para acompanhar a desobstrução nas vias. "Nas próximas horas, a Defesa Civil Nacional se desloca para a região para dar apoio às ações de socorro e resposta à população. Também faremos, de forma sumária, o reconhecimento de situação de emergência em São Sebastião", acrescentou Waldez Góes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Salvador para dias de descanso na base militar de Aratu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Tarcísio pede apoio das Forças Armadas no resgate às vítimas das chuvas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!