MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Sustentabilidade precisa olhar para inclusão social, diz VP do Santander

Meio ambiente, sustentabilidade, diversidade e inclusão. Neste domingo, 10, no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, representantes da sociedade civil e empresas apresentaram experiências e expectativas para contribuírem para uma cidade sustentável. O

Emilio Sant'Anna (via Agência Estado)

·
Escrito por Emilio Sant'Anna (via Agência Estado)
Publicado em 10.07.2022, 18:01:00 Editado em 10.07.2022, 18:08:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Meio ambiente, sustentabilidade, diversidade e inclusão. Neste domingo, 10, no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, representantes da sociedade civil e empresas apresentaram experiências e expectativas para contribuírem para uma cidade sustentável. O debate faz parte do último dia da Virada ODS, evento gratuito que se espalhou por outras regiões da cidade com uma série de palestras e exposições para fomentar o desenvolvimento de uma geração mais consciente e saudável.

continua após publicidade

Para a vice-presidente executiva do Santander no Brasil, Patrícia Audi, questões como a preservação do meio ambiente na Amazônia passam necessariamente por questões sociais. "Obrigatoriamente passa pelo olhar sobre sua gente, do que elas precisam para se desenvolverem e serem felizes", afirma.

Ela lembra da experiência da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em 2003, como um bom exemplo de chamado à participação do empresariado brasileiro na discussão das diretrizes e formulações de políticas públicas no Brasil. "Esse é um fórum que deve haver para as empresas sentirem a participação no desenvolvimento da responsabilidade social", diz a vice-presidente executiva. "O mercado, o "ser" mercado, funciona muito a partir de resultados a curto prazo. E questões ambientais e sociais precisam ter um olhar mais adiante."

continua após publicidade

Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência, afirma que o desenvolvimento sustentável e inclusivo precisa ser um projeto de Estado. "A causa é maior que qualquer governo", diz. "Vivi a ditadura, a abertura (política) do País , governos mais à esquerda, ao centro e mais à direita. Quando é uma causa de Estado, ela sobrevive."

Gabriel Domingos, diretor da Ambipar, especializada em gestão ambiental e sustentabilidade, ressalta a importância do acompanhamento pelo cidadão das responsabilidades do setor público. "Estamos em período de eleições, temos que cobrar do poder público e o cumprimento desses planos", afirma.

Vencedora do FIFA Fan Awards 2019 e considerada a maior torcedora do mundo por narrar jogos de futebol para seu filho Nickollas, que é cego e autista, a secretária Municipal da Pesoa com Deficiência de São Paulo, Sílvia Grecco, reforçou a importância do desenvolvimento de cidades sustentáveis serem inclusivas e lembrou um questionamento de seu filho feito durante o período de pandemia. "Ele quis saber o que havia acontecido no caso de racismo (contra o norte-americano George Floyd). Foi a maior dificuldade que eu tive, explicar para meu filho que nasceu cego o que é racismo", diz.

A programação completa da Virda ODS, em cada localidade, está disponível no site oficial da Virada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Sustentabilidade precisa olhar para inclusão social, diz VP do Santander"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!