MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Supremo se pauta pelo que é provocado, diz Gilmar Mendes sobre temas de meio ambiente

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que o Supremo tem trabalhado as pautas ambientais de acordo com o que tem sido provocado. "De vez em quando, tem-se a impressão de que o Supremo vive à caça de polêmicas. Vocês não vão encon

Célia Froufe, Luiz Araújo e Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)

·
Escrito por Célia Froufe, Luiz Araújo e Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)
Publicado em 19.03.2024, 12:43:00 Editado em 19.03.2024, 12:47:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que o Supremo tem trabalhado as pautas ambientais de acordo com o que tem sido provocado. "De vez em quando, tem-se a impressão de que o Supremo vive à caça de polêmicas. Vocês não vão encontrar uma banca no Supremo caçando processos", disse durante o evento "Descarbonização: Rumo à Mobilidade de Baixo Carbono no Brasil", realizado pelo Esfera Brasil e MBCBrasil em Brasília.

continua após publicidade

O ministro destacou que a pauta mais imediata sobre meio ambiente em curso no tribunal é a análise da ação do PRTB contra trechos do Renovabio, o programa nacional de biocombustíveis. A ação pede inconstitucionalidade de pontos como a regra sobre a comercialização dos Créditos de Descarbonização (CBios).

Perguntado sobre a harmonia com o Congresso na avaliação de processos que contrariam parlamentares, Gilmar Mendes disse que foi o próprio parlamento que definiu o papel do Supremo. "De alguma forma, parlamentares que se julgam perdedores em discussões de projetos, recorrem ao Supremo", explicou sobre a dinâmica que resulta no acúmulo de processos polêmicos na Corte.

continua após publicidade

Sobre outras pautas ambientais, disse que o Supremo está definindo uma pauta geral de meio ambiente, sem citar exemplos. "A Constituição assegura que todos tenham um meio ambiente saudável. Temos avançado muito", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Supremo se pauta pelo que é provocado, diz Gilmar Mendes sobre temas de meio ambiente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!