MAIS LIDAS
VER TODOS

Alerta

Supertempestade solar pode causar 'apocalipse' na internet; entenda

Há uma grande depência da internet e, com o possível acontecimento, o "caos" pode se instaurar por um certo tempo

Da Redação

·
O atual ciclo solar deve atingir o ápice em 2024
Icone Camera Foto por Reprodução
O atual ciclo solar deve atingir o ápice em 2024
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.11.2023, 09:51:46 Editado em 14.11.2023, 09:51:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma supertempestade solar pode causar um "apocalipse" na internet por alguns meses e isso gerou um alerta entre os cientistas. Os especialistas afirmam que essa tempestade é resultado de explosões solares que lançam massa coronel (EMC) para a Terra, fator que afeta o campo magnético do planeta.

continua após publicidade

Com base nisso, um projeto está sendo desenvolvido pela Universidade George Manson e pelo Laboratório de Pesquisa Naval, nos Estados Unidos. Um dos pesquisadores da ação, Peter Becker, disse que o objetivo é criar um sistema para alertar a população aproximadamente 18 horas antes que as partículas solares comecem a afetar o campo magnético.

O professor Fox Weather informa que uma supertempestade solar já aconteceu antes, em 1859. No entanto, nos tempos atuais, há uma grande dependência da internet.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Cometa três vezes maior que o Everest se aproxima da Terra em breve

"A internet atingiu a maioridade durante uma época em que o Sol estava relativamente calmo. Agora, ele está entrando em uma época mais ativa. Esta é a primeira vez na História da Humanidade que houve um aumento da atividade solar com tamanha dependência da internet", explica o especialista.

Mas, afinal, o que é uma tempestade solar?

Segundo o pesquisador Becker, em uma massa coronel, existe grandes erupções de gás ionizado a alta temperatura, que são criados na coroa solar. Quando o gás atinge o campo magnético terrestre, tempestades geomagnéticas podem ser causadas, o que prejudica os meios de comunicações e as estações elétricas.

continua após publicidade

A propagação da ejeção de massa coronal, de acordo com Becker, pode desatar um período caótico, visto que a rede elétrica, satélites, GPS e equipamentos de comunicação ficam vulneráveis.

"No Evento de Carrington, faíscas literalmente voaram das linhas telegráficas. Alguns operadores foram eletrocutados, porque os fios carregavam alta tensão. Isso não deveria acontecer, mas as variações do campo magnético tornaram-se tão fortes que quase viraram um gerador. Agora, a EMC poderia realmente fritar os sistemas por várias semanas a meses, e toda a infraestrutura vai precisar ser reparada", explica Becker.

O atual ciclo solar pode aumentar e atingir o ápice em 2024, conforme Becker. Acredota-se que há cerca de 10% de probabilidade de que, na próxima década, "algo realmente grande aconteça e possa acabar com a internet".

"Há coisas que podem ser feitas para mitigar o problema, e o alerta é um deles. No longo prazo, estamos falando sobre um fortalecimento da internet, o que é um desafio econômico, e o projeto funcionaria como uma apólice de seguro. Você pode nunca precisar isso, e custaria trilhões para realmente fortalecer o sistema", disse.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Supertempestade solar pode causar 'apocalipse' na internet; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!