O Rio Grande do Sul deve voltar a registrar temperaturas negativas no próximo fim de semana, poucos dias após intensa onda dia frio atingir a região. Projeções meteorológicas indicam que uma massa de ar polar está avançando pelo sul do continente, passando por Chile, Argentina e Uruguai até chegar ao Brasil no sábado, 6.
Enquanto nas áreas mais frias dos países vizinhos pode nevar, com termômetros marcando até -10°C, a previsão indica -2°C em cidades do sul gaúcho.
-LEIA MAIS: Queimada destrói mata nativa no Parque da Raposa; secretário faz apelo
De acordo com a agência Meteored, a região de Campanha pode ter geadas fortes. Já as serras Gaúcha e Catarinense, apesar do frio, terão chuva pela manhã, o que cria condições para o fenômeno chamado chuva congelada - quando a água congela assim que toca uma superfície.
O frio deve perder força a partir do domingo, 7, mas ainda podem ser registradas temperaturas muito baixas e também geada.
PARANÁ
O frio, porém, começa a deixar o Paraná e, aos poucos, a temperatura vai subindo ao longo desta semana. Cidades tradicionalmente frias no inverno, Curitiba e Guarapuava apresentarão máxima de 24ºC e 23ºC, respectivamente. Já Jacarezinho e Maringá encostarão nos 30ºC. “A massa de ar frio perde força, sem a previsão de geadas, com exceção do extremo Sul do Paraná. A temperatura fica mais agradável e mais para o fim da semana, há previsão de chuva”, diz meteorologista Reinaldo Kneib, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Em Apucarana, as temperaturas estão em alta, com mínimas entre 15ºC e máximas de 29ºC nos próximos dias.
Deixe seu comentário sobre: "Sul do Brasil pode ter neve com nova onda de frio? Entenda o fenômeno"