MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Sudeste é a região com a menor proporção relativa de homens por mulher, mostra IBGE

O Sudeste do Brasil é a região com a menor proporção de homens comparado à quantidade de mulheres do País, revelou o levantamento de identificação étnico-racial, por sexo e idade do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de

Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 22.12.2023, 12:57:00 Editado em 22.12.2023, 13:02:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Sudeste do Brasil é a região com a menor proporção de homens comparado à quantidade de mulheres do País, revelou o levantamento de identificação étnico-racial, por sexo e idade do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

A chamada razão de sexo, número de homens para cada 100 mulheres, é de apenas 92,9 no Sudeste. Depois, em ordem crescente, vem o Nordeste, com 93,5 homens a cada 100 mulheres; o Sul (95); o Centro-Oeste (96,7); e a região Norte, com a maior proporção relativa de homens, 99,7 a cada 100 mulheres. Na média, o país tem 94,2 homens para cada 100 mulheres, indicou o Censo de 2022.

No comparativo por cor ou raça, a categoria que tem menos homens por mulher é a população amarela (89,2); seguida da branca (89,9); parda (96,4); indígena (97,1); e preta, com 103,9 homens a cada 100 mulheres, sendo esta a única categoria em que o número de pessoas do sexo masculino supera o do sexo feminino.

continua após publicidade

Cruzando os dados, o IBGE aponta que a população preta na região norte é a mais marcada pela presença masculina, com 122,1 homens para cada 100 mulheres. No extremo oposto, a população amarela do Nordeste é a que tem a menor quantidade relativa de homens, 73,8 a cada 100 mulheres.

Questionados sobre o significado mais amplo da razão de sexo, os técnicos do IBGE sugeriram que movimentos demográficos regionais e outros fenômenos podem estar por trás de cada situação, mas qualquer inferência requer análises ulteriores, as quais o Censo por si só não abarca.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Sudeste é a região com a menor proporção relativa de homens por mulher, mostra IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!