Pode até ser normal se deparar com o rosto inchado algumas vezes. Contudo, se isso ocorre todas as manhãs assim que você acorda e a face aparenta estar mais "cheinha", é necessário buscar ajuda médica, pois pode haver uma causa por trás e que merece atenção. Em alguns casos, o motivo é evidente — como uma picada de inseto ou uma dor de dente — mas, em outros, a razão pode ser mais estranha ou misteriosa.
Mordida de insetos - o veneno ou a saliva das picadas de insetos podem causar inchaço e inflamação localizados. Isso se deve à resposta do sistema imunológico do corpo às substâncias estranhas introduzidas pela picada.
Além de urticária ou inchaço nas bochechas, lábios ou olhos, uma picada de inseto pode causar formigamento na boca e, em casos mais graves, náusea e vômito.
Tireoide - os hormônios da tireoide controlam muitas das principais funções do corpo, incluindo temperatura, respiração e frequência cardíaca. Os problemas da tireoide causam uma série de sintomas, seja com pouca (hipo) ou muita (hiper) produção de hormônio tireoidiano.
- LEIA MAIS: Natural e sem remédio: dieta do Arroz é o novo Ozempic?
O hipotireoidismo pode causar inchaço facial como resultado da redução do metabolismo e da retenção de líquidos nos tecidos do corpo. Por outro lado, o hipertireoidismo, que é quando são produzidas quantidades excessivas do hormônio da tireoide, pode causar inchaço, olhos esbugalhados e rubor.
Sinusite - a sinusite é uma condição desconfortável em que o interior dos seios nasais fica inflamado, levando a uma produção excessiva de muco.
A inflamação dos seios paranasais pode levar ao inchaço ao redor dos olhos, das bochechas e da testa, geralmente acompanhado de dor e pressão.
Lesão - lesões físicas na face, como uma pancada ou queda, podem causar inchaço devido à inflamação e ao acúmulo de fluidos. É uma parte normal do processo de cura.
Alergias - quem não teme a época das alergias? A exposição a alérgenos, como o pólen, a pelos de animais que estão presentes ao longo do ano, ou a certos alimentos, pode provocar inchaço facial.
Quando o corpo é alérgico a algo, ele libera histaminas. As histaminas podem causar inflamação e acúmulo de fluido nos tecidos faciais.
Problemas dentários - infecções ou abscessos nos dentes, ou nas gengivas podem causar inchaço no rosto, principalmente ao redor da mandíbula e das bochechas, pois o corpo reage à infecção.
Os primeiros sinais de abscesso dentário incluem maior sensibilidade a alimentos e bebidas quentes e frias e inchaço da gengiva onde o dente se encontra.
Celulite - a celulite é uma infecção bacteriana da pele. Ela pode causar vermelhidão, inchaço e dor na área afetada, inclusive no rosto.
A celulite é uma infecção profunda. Geralmente afeta as mãos e as pernas, mas também pode se desenvolver ao redor dos olhos e da boca. Ela exige tratamento médico para evitar complicações.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Alterações hormonais - flutuações nos níveis hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez ou os ciclos menstruais, podem causar retenção de líquidos e inchaço no rosto.
Síndrome de Cushing - embora seja um distúrbio bastante raro, a Síndrome de Cushing é causada por um problema na produção de cortisol pelo organismo.
Exposição prolongada a altos níveis de cortisol, levando ao inchaço facial característico conhecido como "cara de lua", a Síndrome de Cushing tem outros sintomas como ganho de peso e pressão alta.
Conjuntivite - a inflamação da conjuntiva, que dá ao branco do olho uma aparência rosada, ocorre devido a uma condição comum chamada conjuntivite.
A conjuntivite é causada pelo aumento do inchaço e do fluxo sanguíneo para a esclera (parte branca) do olho, mas isso também pode causar inchaço secundário ao redor dos olhos e das pálpebras.
Rins - as doenças renais podem levar à retenção de líquidos e ao inchaço em várias partes do corpo, inclusive no rosto, devido à capacidade reduzida dos rins de filtrar e eliminar líquidos.
Consumo de álcool - a ingestão excessiva de álcool pode levar à desidratação e à subsequente retenção de líquidos, causando inchaço no rosto.
Dermatites - a inflamação da pele causada por reações alérgicas, irritantes ou condições autoimunes pode resultar em inchaço facial, vermelhidão e coceira.
Apneia do sono - a apneia do sono é um distúrbio em que os pacientes param e começam a respirar enquanto dormem. Ela pode causar vários problemas de saúde, inclusive pressão alta e problemas cardíacos.
Esse distúrbio do sono pode causar retenção de líquidos e inchaço no rosto, principalmente ao redor dos olhos, devido às interrupções repetidas da respiração durante o sono.
Deficiência nutricional - a falta de nutrientes essenciais, como proteínas, pode causar um desequilíbrio nos fluidos corporais e levar ao inchaço facial, uma vez que o corpo tenta manter a distribuição adequada desses fluidos.
Linfedema - o bloqueio do sistema linfático pode causar acúmulo de fluidos e inchaço em várias partes do corpo, inclusive no rosto, devido à drenagem linfática prejudicada.
Caxumba - o inchaço das glândulas parótidas, ou seja, as glândulas que produzem saliva, localizadas em ambos os lados da face, logo abaixo das orelhas, é um dos primeiros sintomas da caxumba.
Essa infecção das glândulas salivares causa inchaço nas bochechas e na área da mandíbula. Ela pode causar dor, febre e dificuldade para engolir.
Síndrome nefrótica - esse distúrbio renal faz com que o corpo elimine muita proteína no xixi, o que leva à retenção de líquidos e ao inchaço, particularmente perceptível na face e ao redor dos olhos.
Efeitos colaterais de medicamentos - alguns tipos de medicamentos, especialmente corticosteroides, medicamentos para pressão arterial e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), podem causar inchaço facial como efeito colateral.
Fontes: (Mayo Clinic) (Web MD) (Healthline) (MedlinePlus) (Cleveland Clinic) (Stars Insider)
Deixe seu comentário sobre: "Sua cara está inchada? As possíveis razões e algumas podem ser sérias"