MAIS LIDAS
VER TODOS

Incidente

SpaceX perde contato com Starship após propulsor da nave explodir

A empresa do bilionário Elon Musk, SpaceX, realizou o lançamento da nave mais poderosa do mundo, a Starship, neste sábado (18)

Da Redação

·
O propulsor da Starship explodiu após a decolagem
Icone Camera Foto por Reprodução
O propulsor da Starship explodiu após a decolagem
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.11.2023, 13:21:15 Editado em 18.11.2023, 13:21:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A empresa do bilionário Elon Musk, SpaceX, realizou o lançamento da nave mais poderosa do mundo, a Starship, neste sábado (18). A decolagem do foguete poderia ter sido bem-sucedida se o propulsor do veículo espacial não tivesse explodido.

continua após publicidade

De acordo com a empresa, o problema causou um corte na comunicação com a cápsula, que não era tripulada. A explosão do propulsor Super Heavy (parte inferior da nave) aconteceu cerca de três minutos após o lançamento, após ele se separar da cápsula Starship (parte superior). A SpaceX admitiu que isso não era programado, mas disse que sabia da possibilidade de um incidente.

"O propulsor sofreu uma rápida desmontagem não programada logo após a separação do estágio, enquanto os motores da nave funcionaram por vários minutos em seu caminho para o espaço", afirmou a empresa.

continua após publicidade

"Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária".

- LEIA MAIS: Vídeo mostra Starship, da SpaceX, explodindo logo após decolagem; veja

Cerca de 10 minutos após o lançamento, a empresa informou que perdeu contato com a cápsula. "Perdemos os dados do segundo estágio. Achamos que podemos ter perdido o segundo estágio", disse o engenheiro de integração da SpaceX, John Insprucker. A transmissão foi encerrada em seguida e, desde então, a SpaceX não deu mais detalhes sobre o voo.

continua após publicidade

O objetivo da empresa de Musk é que o teste contribua para futuras missões para a Lua e Marte. "Esta é mais uma oportunidade de colocar a Starship em um ambiente real de voo, maximizando o quanto aprendemos", disse a companhia, antes da missão.

Mesmo com os imprevistos, a missão foi comemorada por Elon Musk. "Parabéns, equipe SpaceX!", disse o bilionário em seu perfil no X (antigo Twitter).

Com informações do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "SpaceX perde contato com Starship após propulsor da nave explodir"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!