MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

SP: Trem Republicano faz viagem inaugural em linha turística entre Itu e Salto

O interior de São Paulo ganha, neste sábado (19), mais um importante roteiro turístico. O Trem Republicano, que vai correr pelos trilhos restaurados da antiga Companhia Ytuana de Estradas de Ferro, fará sua viagem inaugural, entre Itu e Salto. O governo e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.12.2020, 13:27:00 Editado em 18.12.2020, 13:32:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O interior de São Paulo ganha, neste sábado (19), mais um importante roteiro turístico. O Trem Republicano, que vai correr pelos trilhos restaurados da antiga Companhia Ytuana de Estradas de Ferro, fará sua viagem inaugural, entre Itu e Salto. O governo estadual investiu R$ 14 milhões no projeto, que vinha sendo pensado desde 2005.

continua após publicidade

O roteiro faz referência a dois fatos relevantes da história paulista. O primeiro deles foi a inauguração da estrada de ferro Ytuana, em 17 de abril de 1873. Já no dia seguinte, aconteceu a Convenção Republicana de Itu, marco da fundação do Partido Republicano Paulista (PRP), que teve papel decisivo na proclamação da República, em 1889.

O projeto foi desenvolvido pelo Movimento de Preservação Ferroviária (MPF) e executado pelo Consórcio Intermunicipal formado pelas duas cidades. As obras incluíram, além da recuperação da malha ferroviária no trecho, as reformas das estações de Itu e Salto e das pontes sobre o Rio Tietê.

continua após publicidade

No início, as obras receberam também recursos do Ministério do Turismo. Os trilhos foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A operação do trem está a cargo da empresa Serra Verde Express, concessionária da ferrovia Curitiba-Paranaguá, no Paraná. A composição começa a trafegar tracionada por uma locomotiva a diesel fabricada em 1952, que pertenceu à antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Serão três carros com capacidade total de 132 pessoas, sendo que um deles permite aos passageiros viajarem com seus bichinhos de estimação. Devido à pandemia do coronavírus, o trem vai rodar inicialmente em apenas um horário, saindo de Itu às 9 horas e retornando de Salto às 14h30. A capacidade será reduzida para manter o distanciamento, seguindo os protocolos sanitários.

Com a situação normalizada, o trem circulará em dois horários diários de segunda a quinta-feira, três horários às sextas e domingos, e quatro aos sábados. As duas cidades turísticas estão programando roteiros complementares com as atrações locais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "SP: Trem Republicano faz viagem inaugural em linha turística entre Itu e Salto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!