MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

SP: famílias devem receber certificado de regularização após 10 anos de ocupação

Uma expectativa de casa própria que já dura quase dez anos está prestes a virar realidade na Vila Soma, bairro de Sumaré que se originou de uma ocupação de terras em disputa judicial e foi parar até no Supremo Tribunal Federal (STF). Pelo menos 2.784 famí

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.02.2022, 12:49:00 Editado em 25.02.2022, 12:56:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma expectativa de casa própria que já dura quase dez anos está prestes a virar realidade na Vila Soma, bairro de Sumaré que se originou de uma ocupação de terras em disputa judicial e foi parar até no Supremo Tribunal Federal (STF). Pelo menos 2.784 famílias aguardam a liberação dos Certificados de Regularização Fundiária (CRFs), que deverá ocorrer nos próximos dias, para que seja iniciada a instalação da rede de águas e esgotos na área de quase 10 mil metros quadrados, a cerca de quatro quilômetros do centro da cidade.

continua após publicidade

"Sumaré vai ser um exemplo de solução pacífica para um conflito fundiário", afirma o prefeito Luiz Dalben (Cidadania), que prevê a entrega dos CRFs para no máximo março ou abril. Esse documento permite a regularização dos cerca de 2,4 mil lotes para pessoas da associação dos moradores da Soma, além de ajudar a resolver também a vida de mais 78 famílias de outra ocupação, a do Jardim São Judas, alojadas em área de 300 lotes da Soma reservadas ao município. Segundo o prefeito, até o final do ano todo o processo deve estar regularizado.

Vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos da Regularização Fundiária, Dalben acredita que o modelo poderá ser aplicado em outras regiões do País. "É solução que deu certo aqui e pode dar certo em outros Estados", afirma.

continua após publicidade

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Sumaré, William de Souza (PT), as famílias que ainda aguardam a ação da prefeitura estão na expectativa da liberação da burocracia municipal para formalizarem a compra individual dos lotes, que já começaram a pagar. A documentação exigida pelo município foi entregue em dezembro.

"Falta iniciar logo o processo de entrega dos CRFs porque as famílias estão crescendo, formando novos núcleos e aumentando a demanda", avalia o presidente da Câmara. "Já alcançamos aqui cerca de 3 mil pessoas nessa expectativa", diz o vereador. "Todos os documentos para a regularização já foram entregues", diz.

De acordo com Dalben, já houve até arrecadação de impostos, como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), recebido na venda da área aos moradores. A prefeitura faturou R$ 7 milhões de ITBI na venda do terreno e assim que tudo estiver regularizado, vai também cobrar o IPTU normalmente dos moradores.

continua após publicidade

Ainda segundo o prefeito, o investimento da CPFL na colocação de postes para a rede de iluminação, já instalados, deve ser recuperado em cinco anos. Essa nova rede de luz, acrescenta Dalben, inclusive beneficia bairros vizinhos da Soma. O município não teve despesas extras com a Soma, destaca o prefeito. "Estou muito feliz com o resultado", afirma Dalben.

Ocupação em 2012

A Vila Soma se originou de uma ocupação, com participação do Movimento dos Sem-Teto (MTST), de uma área, em junho de 2012, quando cerca de 200 pessoas entraram no terreno envolvido em processo judicial de uma massa falida. O caso foi parar no STF no ano seguinte por causa das ameaças de despejo com força policial.

continua após publicidade

A intervenção dos ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Cármen Lúcia impediu o confronto entre a polícia e moradores na região. Os ministros do STF temiam violência na operação, como havia ocorrido no bairro Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), naquele ano, meses antes.

Rapidamente, o volume de famílias cresceu na Vila Soma e mais de 9 mil pessoas passaram a sonhar com a casa própria no futuro bairro de Sumaré. Hoje, o local ainda tem ruas de terra, sem calçamento, mas está com rede elétrica instalada desde o ano passado e aguarda a urbanização dos lotes, que depende da rede de esgotos. O asfaltamento das vias só deverá vir depois da entrega dos lotes e da rede de esgotos.

De acordo com a empresa Fema4, a administradora que arrematou a área em leilão e está encarregada da venda dos terrenos às famílias, toda a documentação do terreno foi concluída e enviada à prefeitura de Sumaré.

Nas redes sociais do prefeito, aparecem obras de recapeamento de outros bairros, como Jardim Casa Verde, ao lado de centro, e também em regiões dos Jardins São Carlos e São Roque, que é vizinho da Vila Soma, bairros separados apenas pelo ribeirão do Quilombo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "SP: famílias devem receber certificado de regularização após 10 anos de ocupação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!