MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

SP começa a emitir nova carteira de identidade nacional em 9 postos de atendimento

Desde segunda-feira, dia 29, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já pode ser emitida em nove pontos de atendimento da capital e da Grande São Paulo. O documento pode ser solicitado em seis postos do Poupatempo e em três unidades do Instituto de I

Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 30.01.2024, 11:47:00 Editado em 30.01.2024, 11:50:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Desde segunda-feira, dia 29, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já pode ser emitida em nove pontos de atendimento da capital e da Grande São Paulo. O documento pode ser solicitado em seis postos do Poupatempo e em três unidades do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), que é vinculado à Polícia Civil.

continua após publicidade

Num primeiro momento, o número de emissões será limitado - não foi informado o total -, mas elas serão ampliadas de forma gradativa. Por ora, a CIN pode ser feita nos seguintes postos do Poupatempo:

- Lapa;

continua após publicidade

- Itaquera;

- Santo Amaro;

- Sé;

continua após publicidade

- Caieiras;

- Guarulhos;

As outras três unidades são o Descomplica em:

continua após publicidade

- São Miguel, na capital;

- Um posto em Barueri;

continua após publicidade

- Atende Fácil de São Caetano do Sul.

Para solicitar a CIN, é preciso baixar o aplicativo do Poupatempo e fazer agendamento prévio. A liberação de horários é feita de modo gradativo. No dia do atendimento, será preciso levar a certidão de nascimento ou de casamento.

O governo paulista informa que, para fazer a solicitação do documento, é preciso ter uma conta gov.br no nível Prata ou Ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal e não possuir outra solicitação da CIN em andamento.

A Carteira de Identidade Nacional usa o número do CPF como registro. O documento também traz um QR Code, que permite verificar sua autenticidade ou se ele foi roubado ou extraviado. O documento será o único válido em território a partir de 2032 - até lá, as carteiras de identidade antigas seguirão sendo aceitas normalmente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "SP começa a emitir nova carteira de identidade nacional em 9 postos de atendimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!