MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Sol e calor projetam estrada cheia e praia lotada no feriado

A primeira temporada de verão após a pandemia de covid-19 no litoral de São Paulo começa com notícias animadoras para os banhistas. Depois de um período de baixas temperaturas, a previsão é de calor e sol, embora com nuvens, durante o fim de semana prolon

José Maria Tomazela (via Agência Estado)

·
Escrito por José Maria Tomazela (via Agência Estado)
Publicado em 11.11.2022, 08:01:00 Editado em 11.11.2022, 08:07:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A primeira temporada de verão após a pandemia de covid-19 no litoral de São Paulo começa com notícias animadoras para os banhistas. Depois de um período de baixas temperaturas, a previsão é de calor e sol, embora com nuvens, durante o fim de semana prolongado pelo feriado da Proclamação da República, na terça-feira. Monitoramento da Cetesb, a agência ambiental paulista, mostra que 85% das praias da região estão próprias para banho. E a prefeitura Ubatuba, um dos destinos mais procurados, adiou pela quarta vez a cobrança da taxa de turismo, uma espécie de pedágio urbano na área.

continua após publicidade

Conforme previsão da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), ao menos 700 mil veículos deixarão a capital com destino às praias da Baixada Santista e do litoral norte, a partir de hoje. As prefeituras da região esperam movimento recorde. Pesquisa da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Acec) mostrou ontem ocupação hoteleira de 74,3%, com 550 unidades já ocupadas.

Oficialmente o verão começa no dia 21 de dezembro e se estende até 20 de março. Conforme o agente de turismo Douglas Garcia, que atua há 20 anos na região, a temporada começa antes, geralmente no início de novembro, quando a temperatura se estabiliza entre 24°C e 30°C. "Este ano, houve atraso pelas frentes frias.

continua após publicidade

Este será o primeiro bom feriadão, pois praticamente não houve feriados prolongados desde o verão passado." Segundo ele, embora a alta temporada aconteça do início de dezembro até o carnaval, nesse período que antecede o verão o comércio e a rede hoteleira colocam 100% da capacidade à disposição dos visitantes.

Os motoristas que vão viajar neste feriadão devem evitar os horários de pico, que acontecem entre 15 h e 23 h desta sexta. Amanhã, o movimento cresce após às 6 h e segue intenso o dia todo, até 21h. A previsão é de que mais de 4 milhões de veículos sigam para o interior e o litoral pelas principais rodovias. Desse total, 2,9 milhões utilizarão a malha concedida e 1,1 milhão as rodovias do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). No Sistema Anchieta-Imigrantes, devem passar até 440 mil carros. A Operação Descida terá sete pistas no sentido do litoral - começa às 15h e vai até 2h.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Sol e calor projetam estrada cheia e praia lotada no feriado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!