MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Sistema de ejeção salva pilotos da FAB pela 2ª vez em acidentes; saiba como é

Após colidir com outra aeronave durante treinamento de voo nesta sexta-feira, 1, um piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) conseguiu se salvar minutos antes da aeronave em que ele estava cair em Pirassununga, na região de Piracicaba, no interior de São Pa

Gonçalo Junior (via Agência Estado)

·
Escrito por Gonçalo Junior (via Agência Estado)
Publicado em 01.11.2024, 16:47:00 Editado em 01.11.2024, 16:51:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após colidir com outra aeronave durante treinamento de voo nesta sexta-feira, 1, um piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) conseguiu se salvar minutos antes da aeronave em que ele estava cair em Pirassununga, na região de Piracicaba, no interior de São Paulo. Isso graças ao sistema de ejeção da aeronave, mesmo mecanismo utilizado por outro piloto da FAB no dia 22 de outubro, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, minutos antes de seu avião cair.

continua após publicidade

Como mostrou o Estadão logo após o caso na Grande Natal, o sistema de ejeção é simples e rápido, de acordo com especialistas . "O objetivo é criar energia suficiente para o piloto se afastar cerca de 60 metros da aeronave, distância segura para que ele não seja atingido pela cauda, por exemplo", disse o professor Valmar Gama, diretor de programas e tecnologia da Associação Brasileira de Segurança de Voo (Abravoo).

Essa energia pode ser criada de duas formas:

continua após publicidade

- No sistema explosivo, o piloto aciona um compartilhamento localizado embaixo do banco que explode e empurra o assento para cima - a cadeira é fixa em um trilho vertical.

- No sistema balístico, a cadeira é ejetada por foguetes laterais que fazem sua sustentação.

Atualmente, as aeronaves usam uma combinação dos dois sistemas - explosivo e balístico - para garantir a segurança da ejeção, explica Gama. "A ejeção funciona, inclusive, com o avião parado e ao nível do solo", explica.

continua após publicidade

Existe outro dispositivo que facilita a "fuga" do piloto. A cadeira possui duas hastes (ou chifres) no encosto que são capazes de quebrar a redoma de proteção da aeronave - se ela não se abrir automaticamente.

Fora da aeronave, quando ainda está no ar, o piloto é protegido por um sistema com três paraquedas. O primeiro é acionado automaticamente. "Já fora da aeronave é acionado o paraquedas e o piloto é também separado do assento", disse o especialista Roberto Peterka.

O piloto ejetado nesta sexta-feira em Pirassununga foi resgatado por equipe de salvamento da FAB próximo à Rodovia Anhanguera, que passa por Pirassununga. Seu estado de saúde não foi revelado. A aeronave, um Embraer T-27 Tucano, caiu e ficou destruída, como mostram vídeos de populares.

continua após publicidade

Não houve vítimas, segundo a FAB. O piloto do segundo avião envolvido na colisão conseguiu pousar em segurança. Ele também realizava treinamento de voo na Academia da Força Aérea (AFA), uma das principais instituições de formação da FAB e responsável pelo treinamento dos pilotos militares da Aeronáutica.

Informações iniciais apontam que o leme de uma aeronave se chocou com a hélice da outra, resultando em sérios danos a ambos os aviões Tucanos. "O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram", informou a FAB em nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Sistema de ejeção salva pilotos da FAB pela 2ª vez em acidentes; saiba como é"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!