Cotidiano

Sinais de rádio e GPS serão afetados por tempestade solar nesta terça

O fenômeno pode causar interferências em sinais de GPS, rádio, satélites, e até mesmo na rede de energia elétrica; saiba mais

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
A tempestade deve atingir o Planeta Terra no início desta terça-feira, segundo a Nasa
fonte: Nasa
A tempestade deve atingir o Planeta Terra no início desta terça-feira, segundo a Nasa

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) divulgou um alerta a respeito de uma tempestade solar que deve atingir a Terra nesta terça-feira (19). O fenômeno pode causar interferências em sinais de GPS, rádio, satélites, e até mesmo na rede de energia elétrica. 

continua após publicidade

De acordo com a agência governamental dos Estados Unidos, é possível que o impacto direto aconteça no início do dia. No entanto, outros modelos matemáticos estendem esse prazo até quinta (21). 

Na última sexta-feira (15), o Sol ejetou um longo e instável filamento de plasma, que está "dançando" lentamente na direção do nosso planeta, como uma cobra em movimento. O Observatório Solar Dynamics registrou o momento da erupção. Veja:

continua após publicidade

Ainda segundo a Nasa, a tempestade solar irá atingir o Planeta Terra em cheio, porém, não é possível saber a sua força e orientação magnética. Espera-se um evento de nível G2 (moderado) a G3 (forte). 

Se for nesse último nível, pode causar: danos a satélites na órbita da Terra; flutuações nas redes elétricas; interrupções no sistema de GPS; interferências nos sinais de rádio; alarmes falsos em dispositivos de segurança; auroras intensas e em uma faixa mais larga do globo.

continua após publicidade

Fora estes pequenos transtornos em nossos sistemas de comunicação e energia, não há qualquer risco de impactos catastróficos para o planeta.

Com informações de Newsweek e Spaceweather.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News