MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Shoppings reabrem no Rio com poucos consumidores e muitas restrições

Quarenta shoppings abriram nesta quinta-feira, 11, no estado do Rio de Janeiro, uma semana antes do previsto e após quase três meses fechados, segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), elevando para 385 o número de estabelecimentos e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.06.2020, 14:55:00 Editado em 11.06.2020, 15:00:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quarenta shoppings abriram nesta quinta-feira, 11, no estado do Rio de Janeiro, uma semana antes do previsto e após quase três meses fechados, segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), elevando para 385 o número de estabelecimentos em operação no País, dos 577 existentes.

continua após publicidade

O shopping Rio Sul, um dos mais antigos da capital, na zona sul, decidiu manter a previsão de abrir apenas no dia 16, como estava previsto. Outros muito frequentados decidiram reabrir, como Norte Shopping, Shopping Tijuca e Nova América, na zona norte, Botafogo Praia Shopping, Shopping da Gávea e Shopping Leblon, na zona sul, e Barra Shopping, na zona oeste, entre outros.

Cercados de restrições e com baixa frequência no primeiro dia de operação, a retomada dos shoppings é uma tentativa de manter empregos e a sobrevivência das lojas, que há 83 dias tiveram que fechar as portas por causa da pandemia da covid-19, avaliou o vice-presidente Institucional da Multiplan, Vander Giordano.

continua após publicidade

Com a experiência em sete shoppings já reabertos em outras cidades em maio, a Multiplan reabriu hoje o Barra Shopping, na zona oeste, um dos maiores da cidade do Rio, além do Village Mall e o Park Shopping Campo Grande.

"Contratamos um infectologista e criamos um protocolo próprio para a reabertura, validado pelo Hospital Sírio e Libanês, que inclui medidas adicionais às determinadas pela Prefeitura", explica Giordano diretamente do Barrashopping, onde foi conferir a abertura.

No Rio, os estacionamentos estão restritos a um terço da capacidade e para entrar no shopping é necessário medir a temperatura e higienizar as mãos com álcool gel, com alguns inclusive adotando tapetes para higienização dos sapatos. Quem estiver com temperatura acima de 37,5 graus é proibido de entrar. Também não é permitido aglomerações.

continua após publicidade

"Redobramos os cuidados com a higienização dos shoppings, e é importante que a população siga todas as recomendações de saúde para manter as lojas abertas", afirmou o executivo, informando que para a reabertura foi necessário investir na compra de máscaras, luvas, bactericidas, filtro para ar condicionado, câmeras para aferir temperatura, treinamento, álcool gel e em campanhas educacionais.

Menos tempo no shopping

De acordo com a experiência de Giordano, o fato dos restaurantes, cinemas e lanchonetes estarem fechadas garante a menor permanência dos consumidores no shopping, o que também ajuda a manter o ambiente saudável contra o vírus.

continua após publicidade

"O tempo de permanência nos shoppings que era de 70 minutos caiu para 28 minutos nos que foram abertos antes (maio), acho que aqui vai ser o mesmo", disse o executivo, que não cria qualquer expectativa em relação à reabertura na véspera do Dia dos Namorados.

"O momento é delicado para a economia, a renda da população foi abalada e o consumo está retraído, não temos nenhuma expectativa em relação à data", afirmou.

Durante os dias fechados, a Multiplan tentou ajudar os lojistas isentando de algumas taxas e reduzindo aluguel (50% em março e 100% em abril), isenção de 100% no fundo de promoção (março e abril) e 50% no condomínio (março e abril). "Se não nos unirmos o setor vai enfrentar mais problemas do que já estamos enfrentando", avaliou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Shoppings reabrem no Rio com poucos consumidores e muitas restrições"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!