MAIS LIDAS
VER TODOS

ENTENDA

Sete dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica

Da Redação

·
Sete dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego
Icone Camera Foto por Pixabay- ilustração
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.06.2022, 09:34:50 Editado em 01.06.2022, 09:34:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após receber a ligação ou e-mail agendando a entrevista de emprego é normal se sentir nervoso. Afinal, estes poucos minutos serão essenciais para conquistar a tão desejada vaga.

continua após publicidade

Mesmo que este sentimento de inquietação seja absolutamente humano, existem meios para driblar o nervosismo e se destacar na entrevista.

Se este é o seu caso, confira 7 dicas para se sair bem na entrevista de emprego!

continua após publicidade

Vista-se de maneira adequada

Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Neste sentido, saber como se vestir para uma entrevista de emprego é primordial.

A primeira questão a se considerar é o código de vestimenta da empresa. Por isso, pesquise sobre a empresa, principalmente nas redes sociais para analisar como os colaboradores se vestem.

continua após publicidade

Outra questão é o cargo que se quer ocupar. Assim, se dirija para a entrevista como se a vaga já fosse sua. Qual seria a sua vestimenta diariamente?

É importante considerar que é melhor estar mais arrumado na entrevista de emprego, do que arriscar um perfil muito despojado. Afinal, este estilo de vestir pode ser considerado despreocupado ou pouco comprometido.

Conheça a empresa e a vaga

continua após publicidade

Além de saber como se vestir, é preciso conhecer a empresa antes da entrevista de emprego. Acesse as páginas virtuais do negócio e procure por informações públicas.

Isso demonstra ao recrutador o seu real interesse pela vaga. A pesquisa prévia confere maior conhecimento ao candidato, proporcionando fazer perguntas objetivas e certeiras sobre a empresa.

continua após publicidade

Desta forma, a resposta de quem faz a entrevista será mais aprofundada e você ganha destaque como candidato.

O mesmo vale para a vaga. Procure pesquisar e questionar sobre as tarefas executadas. Além de demonstrar interesse, essa prática proporciona embasamento para as suas respostas. Sendo norte para saber quais pontos fortes explorar.

Saiba como explorar sua experiência

continua após publicidade

Para demonstrar suas experiências de maneira diferenciada, não foque apenas nas empresas que trabalhou ou cursos que realizou.

Em resumo, explique como a sua “bagagem” será capaz de solucionar o problema da empresa.

Ao abrir um processo seletivo, a empresa está buscando o candidato que melhor atenda a sua demanda. Assim, esclareça como a sua experiência contribuirá para conquistar os objetivos traçados.

continua após publicidade

Neste sentido, sempre tenha como base situações concretas do passado. Principalmente, exemplificando qual foi o desafio, sua forma de agir, metodologia utilizada e resultados obtidos.

Lembre-se de explicar como busca atualização e profissionalização com cursos, palestras, entre outros.

continua após publicidade

Se você realizar trabalho voluntário ou tiver feito intercâmbio, por exemplo, indique sucintamente. Assim, a curiosidade do recrutador será aguçada, e caso queira, ele fará mais perguntas sobre o tema.

Atenção a expressão corporal

A entrevista de emprego vai muito além do que está apenas sendo dito. Todo comportamento é analisado e avaliado. Por isso, certifique-se de estar transparecendo exatamente a mensagem desejada.

continua após publicidade

Adotar uma postura confiante poderá aumentar suas chances de sucesso. Mesmo que esteja nervoso, não deixe este sentimento te dominar.

Antes da entrevista de emprego lembre-se de suas qualidades, habilidades e potenciais. Durante a conversa, pratique a escuta ativa e preste realmente atenção ao que está sendo dito.

Além disso, demonstre seu interesse e animação pela vaga. Desta forma, o recrutador poderá compartilhar maiores detalhes sobre a empresa e seus projetos.

continua após publicidade

Se prepare para as perguntas corriqueiras

Todo mundo sabe que de maneiras distintas, todas as entrevistas de emprego possuem perguntas comuns. Porém, mesmo sendo de conhecimento, nem todos se preparam para respondê-las.

continua após publicidade

Assim, para se sair bem durante a entrevista de emprego, elabore respostas para perguntas como:

Por que você gostaria de trabalhar aqui?

Por que devemos te contratar?

continua após publicidade

O que te motiva?

Quais seus pontos fortes e fracos?

Onde almeja estar daqui a cinco/dez anos?

continua após publicidade

Após pensar nas respostas, procure verbalizá-las em voz alta em frente ao espelho. Esta ação permitirá se conhecer melhor e perceber, se ao ouvir, as respostas fazem sentido.

Seja você mesmo

Abordamos muito a questão do nervosismo durante a entrevista de emprego, e a melhor maneira de vencê-lo é sendo você mesmo.

É claro que, durante o processo, é comum adotarmos uma postura mais séria. Porém, é preciso demonstrar quem é você para que a empresa possa colocar a pessoa certa no local certo.

Assim, não force uma personalidade que não é sua. E, acima de tudo, não minta ou elabore histórias apenas para impressionar.

Evite erros comuns

Apesar de figurinhas repetidas, nunca é demais reforçar a importância do linguajar adequado. Preste atenção ao uso correto do português durante a entrevista de emprego.

Significa não usar gírias, palavras de baixo calão ou inexistentes. O que não quer dizer que seu linguajar deve ser extremamente formal, apenas que esteja correto.

Ademais, jamais fale mal das empresas ou pessoas com as quais trabalhou. Da mesma forma, não critique a empresa, o cargo ou o salário ofertado pela companhia em que está tentando conquistar a vaga.

E se a entrevista de emprego for online?

Bom, estas dicas servem para qualquer tipo de entrevista de emprego. Mas, como uma grande parcela de conversas estão sendo realizadas de maneira online, é preciso considerar fatores extras.

Confira a qualidade da internet, o enquadramento da câmera e prepare o cenário. Lembre-se de estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação.

Como você viu, todas as dicas são simples e fáceis de colocar em prática. Ainda assim, saiba que, ao seguir essas orientações, você tem grandes chances de alcançar o sucesso na sua entrevista!

Por isso, na sua próxima entrevista, faça esses pequenos ajustes e veja os resultados positivos.

A entrevista de emprego geralmente é a fase do processo de contratação que mais deixa os candidatos apreensivos. Mas com essas 7 dicas, você vai se sair bem em qualquer entrevista!

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Sete dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!