MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Serviços online dos cartórios de imóveis aumentam 55% no Paraná

Cresceu 55% a procura por atos eletrônicos nos Cartórios de Registro de Imóveis do Paraná durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A crise de saúde pública, que mudou a forma do cidadão realizar as suas atividades diárias, fez também com que os 

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.04.2020, 16:02:41 Editado em 30.04.2020, 16:02:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cresceu 55% a procura por atos eletrônicos nos Cartórios de Registro de Imóveis do Paraná durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A crise de saúde pública, que mudou a forma do cidadão realizar as suas atividades diárias, fez também com que os cartórios adaptassem seus serviços ao formato digital, tornando possível a realização de registros de imóveis, pesquisas de bens e emissão de certidões de forma totalmente online, ao mesmo tempo em que zelam pela saúde dos usuários.

continua após publicidade

Por meio da plataforma virtual, que reúne os 200 Cartórios de Registro de Imóveis do Estado é possível consultar e solicitar documentos diretamente de casa, sem a necessidade de deslocamento até o cartório. Com o cenário atual, em que o isolamento social tem sido adotado como principal medida para contenção da pandemia do novo Coronavírus, a funcionalidade foi adotada pela população paranaense por proporcionar agilidade, segurança e conveniência.

Desde seu lançamento, em maio de 2019, a Central dos Registradores de Imóveis teve números expressivos de serviços realizados durante aquele ano. Até dezembro passado, um total de 122.765 certidões foram emitidas; também ocorreram 82.306 visualizações de matrículas e, ainda, 74.617 pesquisas de bens foram efetivadas por meio da plataforma virtual.Já em 2020, os números crescem gradualmente, conforme os meses, principalmente em março, quando foi decretado o isolamento social pelo governo do Paraná.

continua após publicidade

"Nossa associação foi sensível a essa situação peculiar que estamos vivendo, que isentou as taxas administrativas da Central Eletrônica, para pedidos de certidões e protocolos de títulos, durante o período da pandemia. Portanto, o usuário arca apenas com os custos dos serviços, o mesmo valor que pagaria no balcão de atendimento do cartório. Por fim, nos deixa felizes saber que a nossa plataforma virtual, que tanto facilita o acesso aos serviços dos cartórios de registro de imóveis, também se tornou um instrumento de proteção à saúde da população", explica a presidente da Associação dos Registradores Imobiliários do Paraná (Aripar), Mariana Pozenato Martins.

Com a pandemia, a procura pelos serviços virtuais oferecidos pela Central dos Registradores de Imóveis aumentou. "Ficamos muito satisfeitos em poder prestar este tipo de serviço aos usuários, o que demonstra que os registradores de imóveis já estavam preparados para atender a população por meio de sua plataforma eletrônica", finaliza Mariana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Serviços online dos cartórios de imóveis aumentam 55% no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!