MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Saúde: no Dia de Conscientização de NMO, Cristo Redentor será iluminado de verde

Uma doença que, muitas vezes, é confundida com a Esclerose Múltipla. Visão embaçada, perda visual parcial ou completa, dor nos olhos, com sensibilidade à cor e luz. Estes são alguns dos sintomas da Neuromielite Óptica. A importância do diagnóstico precoce

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.03.2021, 10:53:00 Editado em 26.03.2021, 11:00:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma doença que, muitas vezes, é confundida com a Esclerose Múltipla. Visão embaçada, perda visual parcial ou completa, dor nos olhos, com sensibilidade à cor e luz. Estes são alguns dos sintomas da Neuromielite Óptica. A importância do diagnóstico precoce será enfatizada neste sábado, 27 de março, Dia Nacional de Conscientização de NMO.

continua após publicidade

De acordo com relatório de netnografia, realizado pela CDD (Associação Crônicos do Dia a Dia), alguns sintomas são acompanhados pelas constantes recaídas nos primeiros anos. Em geral, as crises causam graves sequelas neurológicas, provocadas pelo diagnóstico tardio da doença. E muita gente desconsidera os sinais de início ou não recebe orientação médica adequada.

Assim como em anos anteriores, a campanha será marcada pela iluminação de diversas instituições espalhadas pelo Brasil. Das 19h às 20h30 deste sábado, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, por exemplo, ficará verde em ação da Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) e da CDD. "A Neuromielite Óptica, por muitos anos, foi confundida com a própria Esclerose Múltipla, que no Brasil acomete cerca de 20 pessoas a cada 100 mil habitantes. A NMO ataca uma pessoa a cada 100 mil. Então, é uma doença rara, mas com impactos significativos na vida. O simples fato de falar sobre o tema no mês de conscientização é ajudar os pacientes brasileiros a terem um tratamento mais adequado e um diagnóstico precoce, para que esses sintomas invisíveis não causem, tão rapidamente, sequelas visíveis", destaca o fundador da AME-CDD.

continua após publicidade

Gustavo San Martin lembra que a doença não tem um protocolo de tratamento no SUS e os pacientes recebem recomendações de PCDT (Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas) de Esclerose Múltipla. "Num momento onde a gente vê novas opções terapêuticas chegando, a gente precisa sim dar luz ao tema, falar sobre, iluminar prédios públicos, especialmente o Cristo Redentor, um dos maiores ícones do Brasil, para destacar os grandes desafios das pessoas que vivem com NMO", afirma.

Em 2020, o Congresso Nacional e os prédios públicos de Brasília se iluminaram em verde pela Neuromielite Óptica. Esse ano, o grupo 'NMO Brasil', composto por seis pacientes de vários Estados do País, fez o pedido e as instituições estarão iluminadas até 28 de março.

"Essas são ações que visam chamar atenção para a existência dos pacientes com NMO, já que, por ser uma doença muito rara, pouco se ouve sobre ela gerando diversos dissabores para aqueles que enfrentam muitas sequelas visíveis como a cegueira total e a tetraplegia, mas também invisíveis, como dores e fadiga crônica incapacitantes", ressalta Dani Americano, integrante do grupo NMO Brasil.

Outras ações estão espalhadas pelo País. Em Niterói, no Rio de Janeiro, a Câmara de Vereadores e o Museu de Arte Contemporânea também ficaram coloridos para lembrar da conscientização da Neuromielite Óptica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde: no Dia de Conscientização de NMO, Cristo Redentor será iluminado de verde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!