Cotidiano

Saúde irá vacinar apenas adolescentes com comorbidades

O Ministério da Saúde informou que os adolescentes de 12 a 17 anos, que não tenham comorbidades, não receberão a vacina contra a Covid-19

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Saúde irá vacinar apenas adolescentes com comorbidades
fonte: Agência Senado
Saúde irá vacinar apenas adolescentes com comorbidades

O Ministério da Saúde restringiu a vacinação contra a Covid-19 somente aos adolescentes com comorbidades, deficientes permanentes e àqueles que estão privados de liberdade. A pasta divulgou a informação da nova mudança nesta quarta-feira (15).

continua após publicidade

Com esta nova medida, adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades não irão receber o imunizante contra a doença. A nota informativa desta quarta contraria uma outra publicada pela pasta em 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do dia 15.

A pasta tomou a decisão após o aumento de relatos de falta de vacinas no país, principalmente para a segunda dose. 

continua após publicidade

Segundo a nota do ministério, a "Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades".

Entretanto, a afirmação não corresponde ao posicionamento da entidade. A OMS afirma que "crianças e adolescentes são menos propensos a ter complicações por causa da doença", mas na sequência não traz indicação contrária: diz apenas que a vacinação ampla deste público é "menos urgente" do que vacinar outros grupos, como pessoas mais velhas, com comorbidades e trabalhadores da saúde.

Com informações; G1.